Viver em grupo pode ser decisivo para a sobrevivência de certos animais. Alguns se reúnem em ocasiões especiais, enquanto outros vivem juntos todo o tempo. Os elefantes andam sempre em bandos liderados pela fêmea mais velha da manada. O motivo é a comida. Um adulto come 120 quilos por dia, e para isso precisa andar entre 12 e 20 quilômetros. Nesse caso, a experiência da fêmea mais velha é vital para encontrar folhas e cascas de árvores suficientes para o lanchinho deles. A líder é quem põe ordem na casa: as fêmeas e os filhotes ficam perto, ao passo que os machos, normalmente agressivos, seguem em grupos isolados, uns dois quilômetros atrás.
Os jacarés são outra história: se amontoam ao acaso para tomar sol juntos ou caçar, mas sempre cada um por si. As estrelas-do-mar só se agrupam quando acham fartura de alimento, e as borboletas-monarcas, na época da migração, ao fazerem a mesma rota. Quando escurece, os morcegos que vivem em cavernas saem emparelhados como uma esquadrilha e voam lado a lado. Com essa estratégia deixam grandes enxames de insetos sem chance de escapar.
As abelhas, como sempre, estão um passo à frente em se tratando de insetos sociais. Elas chegam a fazer assembleias para decidir, no voto, o local onde uma nova colmeia será estabelecida. A rainha e algumas operárias visitam os prováveis lugares e apresentam propostas por meio de danças em forma de oito. O balé aéreo traça um eixo imaginário cujo ângulo em relação ao Sol indica a direção sugerida. As demais abelhas “analisam” as propostas e se unem à abelha cujo lugar acham conveniente. Ganha a abelha e o lugar que consegue reunir o maior número de “eleitores”. As que foram voto vencido abandonam sua ideia e se reúnem ao grupo maior.
Deus compara o povo Dele a um rebanho de ovelhas. Rebanho não significa não ter cabeça nem vontade própria. As ovelhas de Cristo O escolheram como o pastor de seu coração. Elas não são empurradas, mas conduzidas com amor. As pessoas sempre pertencem ou seguem alguém. Sempre fazem parte de um rebanho. A questão é: a que rebanho pertencemos e quem é o nosso pastor. Fique no rebanho que tem a Jesus como o Bom Pastor.