Domingo
17 de novembro
Recalculando a rota
Jesus, assentando-Se, chamou os Doze e lhes disse: “Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.” Marcos 9:35

Por uma década, morei em um país encantador, tão belo como vasto, chamado Argentina. Inúmeras vezes, tive o prazer de fazer viagens com amigos e colegas, com motoristas experientes ou guiados por um GPS de voz feminina com sotaque madrilenho. Era engraçado quando a “galega” dizia: “Recalculando a rota.” Esses pequenos momentos pitorescos eram sempre divertidos. 

De modo semelhante, os ensinamentos revolucionários de Jesus frequentemente nos levam a recalcular nossa rota na vida, a rever nossos conceitos e a mudar de opinião. No que se refere, por exemplo, ao modelo de liderança e à humildade, Cristo ignorou os esquemas de poder e hierarquia de Sua época e ensinou que ser um verdadeiro líder é ser capaz de colocar as necessidades dos outros antes das próprias. Um líder deve querer servir muito mais do que ser servido. 

Essa ideia é ilustrada perfeitamente na vida do Mestre, que poderia ter tido todas as vantagens do mundo, mas optou por nascer em um humilde presépio e aprender com uma jovem mãe judia em vez de frequentar as academias mais prestigiadas. Ele escolheu pescadores como discípulos em vez de pessoas mais preparadas e optou pela cruz em vez de espetaculares batalhas militares. Jesus entendeu que a verdadeira grandeza é construída acompanhando os insignificantes. 

É fácil ser tentado pela busca de poder e grandeza, mas, nesses momentos, devemos lembrar a voz suave e galileia que nos diz para recalcular a rota. Devemos aprender a ser humildes e a servir, lembrando que os últimos serão os primeiros e que, para entrar no reino dos Céus, devemos deixar nosso ego de lado. Há muito a fazer no mundo, e não há tempo a perder com discussões sobre posição e poder. Devemos aprender a liderar colocando as necessidades dos outros em primeiro lugar e construindo um mundo melhor a partir do amor e da empatia. 

Você também pode seguir o exemplo de Jesus e se tornar um líder verdadeiro. Permita que o Espírito Santo, o maior GPS do Universo, diga exatamente quais caminhos você deve percorrer. Obedeça à Sua voz e você nunca errará o trajeto. Boa viagem!