Quinta-feira
03 de abril
RECUPERANDO BOAS MEMÓRIAS
Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. Lamentações 3:21, NAA

Uma das especialidades do cérebro é guardar as memórias. As principais estruturas que atuam nesse processo são o hipocampo e a amígdala cerebral. Elas são interligadas; e a amígdala está situada na parte final do hipocampo. É por meio dela que sentimos emoções; sem ela, seríamos incapazes de expressar empatia ou afeto natural.

Por esse motivo, a emoção é um importante modulador da memória. Aquilo que vivenciamos em um momento de forte emoção tende a ficar registrado mais vividamente. Quando estamos muito alegres ou muito tristes, temos dificuldade de nos lembrar de certos acontecimentos.

O contexto do verso de hoje mostra que, por ver sua cidade destruída e seu povo aniquilado, Jeremias desejou lembrar-se de algo que trouxesse esperança. Foi então que a lembrança da misericórdia divina veio à sua mente, e ele escreveu: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!” (Lm 3:22, 23).

Talvez você esteja vivendo uma fase ruim ou se sentindo aprisionado por tantas memórias negativas, a ponto de não conseguir se lembrar de coisas boas, como, por exemplo, os bons momentos de sua infância. Até para os cristãos não é fácil conviver com um passado doloroso, fielmente registrado em nossa mente.

Entretanto, jamais se esqueça de que o Deus que criou nosso maravilhoso cérebro é o mesmo que ouviu o clamor de Jeremias e lhe trouxe à mente boas lembranças. Sendo assim, faça como o profeta, decida focar nas bênçãos divinas. Se não conseguir, peça o auxílio do Céu. Tal postura o capacitará a enfrentar os desafios da vida com mais tranquilidade. Deus deseja que tenhamos pensamentos positivos e saudáveis.

Se você, há algum tempo, está mergulhado em um mar de maus pensamentos, peça ajuda a Deus, pois Ele está disposto a socorrê-lo. Sua felicidade é muito importante para Ele.