Nos últimos meses, meu esposo e eu temos ouvido várias vezes uma frase: “O que aconteceu? Como vocês perderam tanto peso?” Na verdade, os resultados são visíveis agora, mas a história começou muito tempo atrás. Como nascemos em lar cristão, crescemos conhecendo sobre os princípios bíblicos de saúde de como viver para honrar e glorificar a Deus com nosso corpo. Mas, no geral, existia uma enorme lacuna entre o conhecimento e a prática diária desse conhecimento.
Começamos orando a Deus a respeito disso. Precisávamos de forças para mudar, e isso, na verdade, requer um esforço sobrenatural. Diminuímos a ingestão de açúcar, quase a zero. Aumentamos consideravelmente a ingestão de frutas, legumes, verduras e nozes. Como já éramos vegetarianos, outras adaptações menores foram mais fáceis. Também começamos a fazer exercícios físicos diariamente.
As vitórias que conseguimos foram paulatinas e muito difíceis de alcançar. Exigiram renúncia diária às vontades de um corpo mal-acostumado. Mas, por intermédio do poder de Deus, tivemos bons resultados!
Atualmente, meu esposo corre em competições de 5 e 10 quilômetros. Tem também energia para nadar semanalmente em torno de 4 quilômentros. Juntos, perdemos 35 quilos de peso e voltamos a ter mais disposição para fazer nossas tarefas diárias. Mas o maior benefício que recebemos, ao fazer exercícios e nos alimentar de forma adequada, foi nos livrar da ansiedade e da depressão.
Nosso Deus deseja que vivamos bem, plenamente saudáveis e felizes! Ele deseja que O sirvamos completamente, por meio de nossa mente, como um sacrifício vivo diário (Rm 12:1).
Nosso desejo é incentivar você a realizar mudanças progressivas e constantes em sua vida. Isso exigirá de você muita determinação, coragem e resolução firme. E não esqueça: busque a Deus. Ele deseja o melhor para nós, e isso inclui saúde. Com a saúde vem a prosperidade, e isso está ao nosso alcance. Basta estender a mão, suplicar e se dispor ao trabalho! Então? Vamos à luta? Com Deus, nós conseguiremos! “Tudo posso Naquele que me fortalece!” (Fp 4:13).
Berenice Lenz Sartorti Soares