Num desses anos, passei o Natal na casa da minha irmã, na Califórnia. Certa manhã, enquanto estava lá, sentei-me na sala de estar da família e olhei as fotografias do meu sobrinho, as quais ela havia exposto. Notei que cada foto o mostrava com uma idade diferente. Em todas as fotos, ele estava sorrindo, mas seu rosto era um pouco diferente à medida que os anos passavam. Pude ver as mudanças sutis em seus traços, de uma foto para outra. Minha irmã só tem um filho, e ele é precioso para ela e para cada uma de nós, suas irmãs. Nós o amamos muito e, enquanto ele crescia, nós o acompanhávamos pela oração em meio aos desafios, aos equívocos e às alegrias da vida.
Enquanto observava as fotos, eu sorria, mas alguns pensamentos profundos também me vieram à mente. Olhei retrospectivamente para minha vida e me vi em diferentes idades e estágios do crescimento até a idade adulta. Reconheci mudanças físicas, espirituais e emocionais. Refletindo sobre cada estágio, alguma lembrança vinha à superfície e me trazia um sorriso ao rosto. No entanto, lembrei-me também de muitos tempos difíceis na vida. Em certas ocasiões, ao que parecia, os tempos difíceis eram mais numerosos que os bons. Embora isso possa ser verdade, eu ainda me lembrava de épocas alegres em cada etapa. Por breve que possa ter sido, havia alegria.
Recordar o passado pode ser deprimente, dependendo do nosso ponto de vista. Contudo, naquele dia, meu ponto de vista mudou.
Agora, ao olhar para provas e erros do passado, também procuro ver os tempos alegres – e sempre os encontro. A vida é difícil; isso é sabido. Entretanto, a vida com Jesus significa que, apesar das dificuldades, também existe alegria. E isso me dá esperança quanto ao futuro.
Tempos difíceis virão, e posso ainda cometer alguns erros que lamentarei, mas Deus também me dará tempos de alegria que me farão lembrar de que nesta vida há esperança. Existe algo a esperar, algo que me faça seguir em frente.
Não sei onde você está hoje na linha do tempo. Talvez esteja olhando para trás, e abrigando sentimentos de raiva e tristeza quanto ao seu passado. Hoje desafio você a contemplar os momentos de alegria no seu passado. Ao encontrá-los – e você os encontrará –, louve a Deus porque, independentemente da escuridão da noite, Ele sempre dá uma luz para alegrar nosso caminho.
Heather-Dawn Small