Nenhum outro evangelho fala tanto do reino de Deus como o de Mateus. Em seu registro, a palavra reino aparece mais de 55 vezes, e a expressão “reino dos Céus”, 32. Essa é a temática utilizada para organizar a apresentação da história e dos ensinos de Jesus. O primeiro evangelho poderia ser dividido em grandes blocos, nos quais o autor descreve a ética, os súditos, os valores e o alcance do reino que Jesus veio estabelecer.
Quando pensamos nas definições comuns de reino, logo nos vem à mente a extensão territorial que é administrada por algum soberano. Mas, quando se trata do reino de Deus, a ênfase não está na geografia, e sim no relacionamento. Jesus disse a Seus discípulos: “Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘o reino dos Céus está próximo.’” Esse é o conteúdo da mensagem de Jesus. Mas é importante observar que a expressão “está próximo” não tem tanto a ver com uma dimensão temporal, mas com espaço. Portanto, Jesus não está querendo dizer que o reino de Deus será estabelecido daqui a uma semana, um ano ou após Sua segunda vinda. Ele quer dizer que o reino de Deus está aqui. Quando Ele acalmou tempestades, multiplicou pães, curou e ressuscitou, trouxe o reino de Deus até nós.
Jesus veio ao mundo reorganizar as coisas no ideário religioso de Sua época, e Sua pregação revolucionou a história. Ele não veio oferecer uma opção a mais para a salvação. Ele veio revelar o jeito certo de ser de Deus.
Há alguns dias, ouvi esta definição: “O reino de Deus é todo lugar ou relacionamento em que acontece o que deveria acontecer.” Assim, quando um pai trata o filho exatamente como um pai deve tratá-lo, o reino de Deus está ali. Quando um esposo ama sua esposa e é fiel a ela como deve ser, o reino de Deus está ali. Quando um romance acontece como os romances devem acontecer, o reino de Deus está ali. Quando um ser humano é tratado como deve ser tratado, o reino de Deus está ali.
Assim, o reino de Deus é mais do que uma mensagem a ser pregada. É uma realidade para ser vivida. Deus chamou você para ser um sinal visível desse reino. Que, onde você estiver, sua influência seja sentida e que, de alguma forma, as pessoas percebam que o reino de Deus está ali também.