Sexta-feira
19 de julho
Rêmoras
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17

A rêmora é um peixe marinho de aproximadamente 39 centímetros, encontrado em todos os mares do mundo. Vive grudada a outros peixes e ao casco de navios, por meio de um disco oval localizado sobre a cabeça. O disco é uma ventosa que prende por sucção. Esse processo não fere a pele do peixe, deixando apenas algumas marcas superficiais em forma de grade.

Fixando-se, a rêmora economiza energia e viaja de carona de uma região a outra do oceano. Além do transporte, mantém-se a salvo dos predadores e tem comida de graça: os restos deixados por seu “veículo”. É um tipo aproveitador, pois só eventualmente come algum parasita que se instala na pele de seu hospedeiro, beneficiando-o também. Deixando-se levar pra todo lado, a rêmora nega a si mesma o direito de permanecer onde quiser. Troca sua vontade por proteção e comida. Voa acima das ondas nas costas do peixe-espada e afunda a mais de 600 metros, agarrada a uma baleia. Envolve-se em batalhas sangrentas grudada em um tubarão, ou simplesmente flutua com o atum que se deixa levar pelas correntes marinhas.

Você tem problemas com a sua vontade e a vontade de Deus? Elas vivem em conflito e você não tem certeza do que precisa fazer? Anote estas sugestões:

1. Em primeiro lugar, é preciso querer fazer a vontade de Deus. Tome a decisão de permitir que a vontade de Deus esteja em primeiro lugar em sua vida. 2. O que a Bíblia diz sobre o assunto que preocupa você? Se Deus já Se manifestou por meio de Sua Palavra, a vontade Dele está clara. 3. Os escritos de Ellen White também são uma fonte confiável de esclarecimentos. O que eles dizem? 4. Não é bom falar de nossos problemas a qualquer pessoa, mas converse com seus pais ou com um amigo cristão. A opinião deles pode ajudar. 5. Alguma “porta” se abriu, ou seja, alguma oportunidade na direção em que você deseja ir está surgindo? Fique de olho, pois Deus também pode mostrar a Sua vontade fechando uma porta. 6. Ore, peça a orientação de Deus e aguarde em silêncio. Não tenha pressa para sair da presença Dele. Deus pode falar a você fazendo-o se lembrar de um verso da Bíblia ou da letra de um hino. Como a rêmora, deixe-se levar por Deus. Você não vai se arrepender.