Terça-feira
26 de julho
Resplandeça sua luz
"Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16"

Meu esposo, Blake, é pastor no noroeste do Novo México, e moramos próximo à reserva Navajo, a maior reserva de indígenas americanos nos Estados Unidos. Uma de suas igrejas está ao sul de onde moramos, e certa noite fomos àquela igreja para uma reunião.

Ao voltar para casa, a estrada estava muito escura, pois havia poucas casas, vilarejos ou qualquer coisa que iluminasse a área. Eu estava dirigindo, e estávamos ouvindo boas músicas e conversando enquanto Lucas, nosso filho de um ano e seis meses, dormia em sua cadeira. Por fim, Blake também adormeceu, então continuei ouvindo música enquanto dirigia absorta em meus pensamentos. Finalmente nos aproximamos da cidade e passamos por uma subida. Enquanto descíamos o morro, tentei observar todas as luzes brilhando à frente e abaixo. Normalmente, na cidade, é possível ver letreiros grandes e luminosos das lojas maiores e de estabelecimentos como os shoppings, mas, enquanto eu olhava à distância, de cima do morro, eu via luzes. Elas tinham diferentes cores e intensidades, mas tudo era luz.

Isso me fez lembrar de que Jesus disse que devemos ser a luz no mundo. Ele disse que precisamos deixar nossa luz brilhar. Às vezes pensamos que não temos luz alguma, ou podemos chamá-la de dom ou talento. Ouvimos as pessoas dizendo: “Não tenho talento algum. Não tenho nada a oferecer”. Ou: “Não faço parte da liderança no trabalho ou na igreja. Chego e sento e faço o que preciso fazer, e ninguém nem percebe a minha presença”. Ou então: “Não sou necessária”. Contudo, Deus deu a cada uma de nós talentos e dons. Assim como as muitas luzes e letreiros luminosos, todas nós temos diferentes dons e habilidades. Leia novamente o texto bíblico e observe que Jesus não disse: “Deixe sua luz brilhar se for uma luz bem grande”. Ou: “Deixe sua luz brilhar se é uma luz forte”. Ele simplesmente disse: “Deixe sua luz brilhar”.

Enquanto eu contemplava todas aquelas luzes do topo do morro, percebi que eu não poderia identificar nenhum dos letreiros luminosos. Acredito que é assim com Deus também. Quando Ele olha para nós, Ele vê o quadro completo, Ele vê cada um dos nossos resultados ao deixarmos nossa luz brilhar no mundo. E essa luz oferecerá louvores ao nosso Pai celestial.

Cristiane Silva Jones