Quarta-feira
19 de fevereiro
RESPONSABILIDADE
Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor. Deuteronômio 34:5

O versículo de hoje fala de Moisés, que, antes de morrer, viu a Terra Prometida, mas não entrou nela. “Então Moisés subiu das campinas de Moabe ao monte Nebo […]. E o Senhor lhe mostrou toda a terra […]. E o Senhor disse a Moisés: ‘Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó […]. Estou permitindo que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não entrará nela” (Dt 34:1-4).

Eu já visitei o monte Nebo várias vezes e, com o tempo limpo, consegui avistar de longe as regiões descritas nessa passagem. Até mesmo o brilho de alguns prédios em Jerusalém pude ver. Mas por que Deus não permitiu que Moisés entrasse na Terra Prometida, após tantos desafios?

A razão é explicada em Deuteronômio 32:51: “Porque vocês foram infiéis a Mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá.” O episódio em questão é descrito em Números 20:8 a 11. Lá é mencionado que Moisés não cumpriu ao pé da letra o que Deus tinha ordenado. Quando o povo pediu água, ele bateu com raiva na rocha, enquanto Deus havia instruído que apenas falasse a ela.

Talvez você pergunte: Que Deus é esse que não tolera um equívoco tão pequeno? A resposta está na posição que Moisés ocupava. Se um supervisor de aeroporto encontrar um faxineiro dormindo, provavelmente lhe dará uma bronca, mas, se observar um controlador de voo cochilando sobre o computador, certamente lhe dará demissão sumária. Qual é a diferença, se o erro de ambos foi apenas um cochilo? É que o sono do primeiro pode resultar em um banheiro sujo, enquanto o do segundo pode causar uma tragédia aeronáutica.

Ser um líder é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade. Seus erros podem afetar a vida de muitos. E, para que ninguém pense que essa advertência é só para as autoridades constituídas, lembre-se de que todos somos líderes em algum canto deste mundo. Pode ser em casa perante os filhos ou no quarto onde dormimos. As consequências de nossas ações são proporcionais às bênçãos que recebemos de Deus, e Ele pedirá contas disso. Como você tem exercido suas responsabilidades diante do Senhor?