Você já ouviu a expressão accountability? Ela está sendo muito usada no meio empresarial para falar a respeito da responsabilidade que cada indivíduo tem no universo de uma empresa, por exemplo. Eu não conhecia essa expressão até que li o livro do psicólogo João Cordeiro, cujo título é a própria palavra. A tradução dessa expressão é “prestação de contas”, embora o autor prefira usar a palavra em inglês, porque há mais significados agregados a ela nesse idioma.
Alguém que pratica “a prestação de contas” entende que a luz acesa, depois do expediente de trabalho, mesmo em um setor que não seja o seu, deve ser apagada, pois é responsabilidade de todos cuidar do bom andamento da empresa. Quando alguém vê um papel no chão de uma calçada da cidade, deve jogá-lo no lixo, pois a limpeza da cidade não é responsabilidade apenas do gari, mas de todos os habitantes do local. Se todas as pessoas agissem assim, as relações humanas nas escolas ou empresas seriam mais harmônicas, e todos compreenderiam que possuem responsabilidade sobre o que está ao redor.
Quero sugerir que apliquemos em nossa vida uma espécie de “prestação de contas espirituais”. Eu explico. Precisamos ter a noção de que temos responsabilidade de administrar da melhor forma possível as bênçãos individuais e coletivas que Deus nos dá. A saúde é um presente de Deus e devemos cuidar dela para o nosso bem e daqueles que nos cercam. A inteligência deve ser administrada de tal forma que seja usada para o bem de todos.
Também devemos exercer essa responsabilidade mais ampla na gestão dos recursos financeiros. Não importa se você só ganha alguns poucos reais para o lanche na escola ou se é milionário. Deus espera que nós tenhamos responsabilidade com o dinheiro. Segundo a Bíblia, tudo o que existe pertence a Deus. O salmista escreveu: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmo 24:1).
Os recursos que Deus coloca em nossas mãos, sejam eles financeiros, artísticos ou intelectuais, devem ser usados com responsabilidade. Agindo assim você estará demonstrando que entende o amor de Deus e O honrará. Seja responsável com as bênçãos recebidas.