Ao longo de seu ministério, o profeta Habacuque ficou inconformado com o sofrimento do povo de Deus. Quantas injustiças e tragédias! “Até quando Senhor?”, ele orou. “Faça alguma coisa”, clamou. É nessas circunstâncias que encontramos o verso: “O Senhor, porém, está em Seu santo templo; diante Dele fique em silêncio toda a terra” (Hc 2:20).
Esse texto tem sido usado com frequência de maneira equivocada. Em muitas congregações, vemos anúncios com esse verso, pedindo silêncio ao público. No entanto, o contexto imediato nos mostra que o verso, na realidade, é uma resposta divina ao profeta, que havia expressado sua tristeza e inquietação a Deus. O Senhor declara que está atento a tudo o que se passa. Nada foge de Seu controle. Precisamos ter calma e confiar Nele. No momento certo, Ele atuará poderosamente em favor de Seus filhos.
As injustiças e os problemas o afligem? Você deseja que Deus tome uma atitude o mais rápido possível? Talvez você esteja passando por um momento de inconformismo. Talvez se sinta angustiado em virtude da perda de uma pessoa querida, devido a um relacionamento mal resolvido ou por causa de uma enfermidade. Talvez já tenha clamado a Deus, pensando que Ele está distante e não fará nada por você. Se os fardos de sua vida estão pesados demais, tente se acalmar. Fortaleça sua fé. Lembre-se de que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam” (Rm 8:28).
O apóstolo Paulo tinha um problema que o incomodava muito, um “espinho na carne” (2Co 12:7) que já havia sido entregue a Deus em oração. Sua vontade era que o Senhor o libertasse daquele mal, mas a resposta divina não foi a que ele esperava: “Minha graça é suficiente para você” (v. 9). Essa é uma importante lição: Deixe que a graça de Cristo sustente você e confie na forma como Ele tem conduzido sua vida. O Senhor não vai decepcioná-lo.