Quinta-feira
06 de fevereiro
RESSIGNIFICAR
Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas haviam morrido. A sua ama o apanhou e fugiu, mas, na pressa, o deixou cair, e ele ficou manco. O nome dele era Mefibosete. 2 Samuel 4:4

No estado da Bahia, há uma expressão popular que diz: “Além da queda, o coice.” A história de Mefibosete se encaixa bem nesse ditado. Sua queda foram as mortes de seu pai e de seu avô. Assim que recebeu a notícia, veio o coice. A história conta que a babá o pegou e fugiu apressadamente, mas o garoto, de 5 anos, caiu e ficou aleijado.

Aquela babá foi acusada de aleijar a criança quando tinha a obrigação de protegê-la. Entretanto, essa história precisa de um novo significado. Vejamos: Qual era a intenção daquela mulher? Quando havia uma quebra na sucessão do trono, o costume da época era que o novo rei eliminasse todos os herdeiros do rei anterior. Aquela babá, sabendo disso, pegou Mefibosete e fugiu, tentando salvar a vida da criança. Infelizmente, a criança caiu. Certamente, sua intenção era proteger, não machucar. Ela deu o seu melhor, mas ainda assim o garoto caiu e ficou aleijado. Deve ter sido difícil para Mefibosete viver com aquela limitação. Mas tenho certeza de que para a babá também foi difícil conviver com a dor emocional da culpa de ferir aquele menino que, sem dúvida, ela amava.

Conheço muitos jovens que vivem em conflito com seus pais e apresentam suas marcas para justificar a mágoa que sentem. Sempre os convido a olhar novamente para seus pais, para as histórias e para o tipo de educação que receberam. Não questiono suas feridas, pois elas estão lá. É preciso reconsiderar a questão quando essas feridas foram causadas por aqueles que lutavam para protegê-los em meio às provações.

Se você precisa ressignificar o relacionamento com seus pais, faça isso agora mesmo. Converse com eles, abra o coração. Não é preciso negar as marcas; mas você pode dizer: “Reconheço que vocês estavam agindo para me salvar.” Essas palavras, somadas a um abraço apertado, abrirão as portas para uma nova etapa no relacionamento de vocês.