Sábado
24 de fevereiro
Retenha os conselhos
Ele me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.” Provérbios 4:4

Nos lugares mais secos do Brasil, é comum a construção de cisternas para o armazenamento de água das poucas chuvas ou de carros pipas. Esses reservatórios são cavados no chão, perto das casas, para que a água seja usada para as necessidades das pessoas, dos animais e, algumas vezes, da lavoura.

Um problema surge com frequência nessas cisternas. Algumas não conseguem reter a água devido ao material de suas paredes. Para resolver essa dificuldade, a indústria da construção civil desenvolveu produtos impermeabilizantes, que fazem com que a água deixe de passar pelas paredes das cisternas. Sem esse produto, não adiantará enchê-las, o líquido escapará em pouco tempo.

Na maior parte do capítulo 4 de Provérbios, Salomão reproduz as palavras que Davi, seu pai, falou quando ele ainda era bem jovem. O conselho que eu gostaria de abordar hoje é o contido no versículo 4. Davi aconselha seu filho a reter suas palavras em seu coração.

O que o pai do sábio estava tentando ensinar era que não adiantaria Salomão ouvir tudo o que ele tinha a dizer e até caminhar ao lado do pai, mas não se apegar aos conselhos. Infelizmente, alguns filhos, na época do sábio e na nossa também, ouvem seus pais, mas não guardam os conselhos. São como cisternas que não conseguem armazenar a água derramada nelas.

O povo de Israel cometeu um erro semelhante em relação ao Pai celestial. Advertindo-­os, o profeta Jeremias reproduz as palavras divinas: “O Meu povo cometeu dois pecados: Eles abandonaram a Mim, a fonte de água fresca, e cavaram cisternas, cisternas rachadas que deixam vazar a água da chuva” (Jeremias 2:13). Vivendo dessa forma, deixando escapar os ensinamentos de Deus, o povo estava caminhando para a morte eterna.

Ao reproduzir as palavras de seu pai, Salomão faz essa ligação no provérbio de hoje. Reter os ensinamentos levará o filho a viver. Essa verdade deve ser aplicada ao relacionamento com os pais terrestres e, principalmente, com o Pai celestial. Não adianta apenas ouvir os conselhos dos pais, do pastor ou mesmo de Deus em Sua Palavra. Temos que guardá-los no mais profundo de nosso coração.

Peça a Deus para colocar um impermeabilizante celestial em sua mente para que as mensagens transmitidas por seus pais e pela Bíblia sejam retidas e colocadas em prática. Isso lhe dará vida tranquila aqui e a esperança da eternidade.