Um tempo atrás, visitei com a minha família alguns irmãos que moram em um sítio. O local é amplo e acolhedor. Tem um lago com peixes, trilha para caminhada e vários cercadinhos em que eles criam galinhas, vacas e ovelhas. Não pude resistir a entrar e pegar uma ovelhinha em meus braços. Que sensação agradável! Embora estivesse com o coração acelerado, a pequena ovelha não demonstrou nenhuma resistência. Depois de alguns segundos, devolvi o filhote para o aconchego de sua mãe.
Naquele momento, pensei: Por que a Bíblia nos compara a ovelhas? Não havia outro animal mais forte e corajoso? Por que o próprio Davi, no Salmo 23, se compara a uma ovelha? Seguem algumas razões:
Em primeiro lugar, as ovelhas são totalmente dependentes do pastor para comer, beber água, se proteger de animais ferozes e se locomover. Elas não têm muito senso de direção. Um cachorro, um gato e até um cavalo, quando se perdem, sabem achar o caminho de volta. Parece até que eles têm um GPS embutido no cérebro! Com as ovelhas, isso não acontece.
As ovelhas não possuem boa visão. Elas não enxergam mais do que 8 ou 10 metros à sua frente. Quando andam por caminhos sinuosos, podem cair em um precipício ou parar em um beco sem saída. Por isso, o pastor precisa indicar o caminho com o cajado.
As ovelhas também não possuem bom faro e, por isso, são suscetíveis a ingerir tudo que encontram pela frente. Se no pasto houver plantas ou sementes venenosas, elas correm o risco de comer e adoecer.
Outra característica das ovelhas é que elas são indefesas. Você já viu as garras ou os caninos afiados de uma ovelha? Já ouviu falar de um bando de ovelhas que massacrou um lobo? Pelo fato de ser um animal dócil, geralmente ela não é escolhida para ser mascote de um time, por exemplo. Você encontra o símbolo da águia, do búfalo, do galo, da raposa e até do porco, mas da ovelha dificilmente achará.
Por ter essas características, a ovelha é um retrato perfeito da natureza humana. Precisamos de Jesus – o bom Pastor – para encontrar pastos verdejantes, águas tranquilas, óleo para as feridas, proteção contra o lobo e segurança para a caminhada. Se Jesus é o seu Pastor, nada lhe faltará.