Domingo
03 de janeiro
Rola teu fardo
Entregue seu caminho ao Senhor; confie Nele, e Ele agirá. Salmo 37:5

Esse verso contém dois convites: entregar e confiar; e uma promessa: Ele agirá. Em hebraico, “entregar” significa “rolar algo a alguém”. Talvez o termo “rolar” tenha surgido pelo fato de o salmista ver os camelos se abaixando para os mercadores rolarem seus fardos sobre eles. Apenas assim podiam fazer as longas viagens pelo deserto com as pesadas mercadorias. A metáfora nos ensina a entregar nosso difícil caminho a Deus.

Quando rolamos nosso caminho ao Senhor, ficamos leves, pois o fardo não mais é nosso. Se ainda sentimos o peso, é porque não o rolamos sobre Ele.

Confiança, no Novo Testamento, caracteriza fé, crença. No Antigo Testamento é refugiar-se, depender de, permanecer. Quem confia não fica aquém do que Deus planeja.

Confiar em Deus é correr o risco de não realizar nossos sonhos, para descobrir que Deus tem sonhos melhores para nós. Confiar em Deus, muitas vezes, significa não ter mais alternativa humana, mas ter a certeza de que Deus está preparando algo que Ele sabe ser bom para nós. E Sua promessa é que Ele agirá.

Algumas pessoas se enganam ao interpretá-la. Basta mentalizar que quero um carro, confiar Nele e vou ganhá-lo? Na verdade, Deus agirá, fazendo todo o necessário para uma vida que nos dirija a Ele. Esse é o Seu agir.

O tudo de Deus é a Sua vontade. Muitas vezes, ela não inclui comodidades ou bens materiais, mas crescimento, dor para curar, paz, alívio, serenidade, sensatez, sabedoria e humildade. E Ele sempre nos surpreende com bênçãos, mesmo de carona com os “nãos”. Só perceberemos as negativas de Deus como bênçãos depois que rolarmos nosso caminho sobre Ele.

Muitas vezes queremos que o Senhor realize nossos desejos egoístas, baseadas em nossa perspectiva limitada. E se Deus não responde, ficamos decepcionadas, achando que Ele não Se importa. Deus não Se importa, ou nos falta reconhecer que Ele vê o todo enquanto nós, apenas uma pequena parte?

Qual parte do caminho falta rolar ao Senhor? O namoro? A frustração com o marido? O ressentimento em relação ao pai, à mãe ou a alguém da família? O trabalho? O impasse com a irmã da igreja? Os estudos? A educação dos filhos? O gênio difícil? O apetite? Role seu caminho ao Senhor, dependa Dele e permaneça Nele, e Ele realizará Sua boa, justa e perfeita vontade em sua vida.