Se o Deus do Universo lhe dissesse para pedir qualquer coisa, qual seria seu desejo? Diante de uma proposta dessa, é essencial ter a certeza de que você solicitou o que há de mais importante na vida.
Salomão pediu sabedoria. Deus Se agradou disso e deu ao rei muito mais do que isso. A sabedoria é uma virtude que sempre vem acompanhada de outras bênçãos.
Todos nós precisamos de sabedoria. Nossa oração deve ser: “Pai, eu não sei o que fazer, mas Tu sabes. Dá-me da Tua sabedoria para eu agir como Tu queres!” A sabedoria divina é necessária para sermos bons filhos, amigos leais, estudantes aplicados e para sermos usados por Deus.
Por ter pedido a coisa certa, Salomão se tornou o rei mais sábio, mais rico e mais poderoso de sua época. Sua estreia no universo da sabedoria se deu na resolução de um conflito entre duas mães (1Rs 3:16-28).
Um dos maiores legados de Salomão foi o livro de Provérbios. Nessa obra, o rei exalta a sabedoria e apresenta o caminho para a felicidade verdadeira. Em Provérbios, Deus instrui Seus filhos no caminho da sabedoria e nos presenteia com conselhos preciosos para nossa vida diária. Ellen White o chama de “um tesouro de sabedoria prática” (Educação, p. 135). E é isso que ele é: um tesouro valioso que atrai outros tesouros.
Quero convidar você para se matricular hoje na escola da sabedoria. Faça de Provérbios seu livro de cabeceira. Estude-o sempre. Destaque em sua Bíblia todo conselho precioso que encontrar. Memorize seus versos. Esse é um livro fascinante, no qual podemos encontrar a sabedoria de Deus resumida em frases poderosas. Leia-o!
Como fez com Salomão, hoje Deus também lhe pergunta qual é o seu desejo. Se a resposta for sabedoria, saiba que Ele já atendeu seu pedido. É só estudar e praticar os ensinos do livro de Provérbios.