Sábado
28 de agosto
Saia de cima do muro
Odeio os que são inconstantes, mas amo a Tua lei. Salmo 119:113

Dois garotos viviam na zona rural e frequentavam uma escola na cidade. Após as aulas, eles voltavam para casa a pé, conversando sobre tudo e se distraindo com qualquer coisa que lhes chamasse a atenção.

No caminho havia uma fábrica, cercada por um muro, que aguçava a curiosidade deles. Certo dia, um dos garotos perguntou ao colega: “O que existe do lado de dentro desse muro?” O outro respondeu: “Boa pergunta… Também gostaria de saber.” Nisso, o primeiro decidiu passar a cabeça por um buraco que havia no muro para espiar lá dentro. Sem perceber, ele estava próximo dos trilhos por onde corria um portão que, exatamente naquele momento, estava sendo aberto. Distraído, o menino levou uma pancada na cabeça e ficou atordoado. Enquanto tentava entender o que havia acontecido, ouviu a pergunta do colega: “E aí? O que você viu?” E o garoto respondeu: “Vi pouca coisa, mas descobri que, na vida, a cabeça e o corpo sempre têm que estar do mesmo lado.”

Espiritualmente, algumas pessoas querem ter a cabeça de um lado e o corpo do outro. A Bíblia afirma que é impossível viver de modo íntegro agindo assim. O profeta Elias fez um apelo a Israel, que alternava entre a adoração a Deus e a Baal. “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-No; mas, se Baal é Deus, sigam-no” (1Rs 18:21). Em outras palavras, saiam de cima do muro!

As atrações do mundo chamam a nossa atenção, nos distraem e nos induzem a uma vida de duplicidade. Podemos até nos ver como cristãos, mas às vezes estamos divididos; e a pessoa que “tem o coração dividido” é “instável em tudo o que faz” (Tg 1:8).

Por isso, se quisermos ter comunhão com Jesus, conhecê-Lo cada dia mais e tê-Lo ao nosso lado nos guiando, é melhor sairmos de cima do muro, assumindo nossa posição como cristãos e testemunhando do amor divino. Só assim, cabeça e corpo estarão do mesmo lado.