Sábado
16 de abril
Sal e luz
Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Mateus 5:13

–Os jovens estão envergonhando nossa igreja. Eles não nos representam. Enquanto eu (Ailton) ouvia os desabafos daquele líder idoso, refletia sobre a realidade da nossa juventude. Na época, eu estava iniciando meu ministério pastoral. O ancião estava falando mal dos jovens para um jovem. Na conversa que se prolongou bastante, o velho crente desabafava sua percepção sobre a juventude da igreja:

– Os jovens são apáticos, frios e desinteressados. Têm um pé na igreja e outro no mundo.

As generalizações não são sábias. É verdade que muita gente se encontra exatamente na descrição feita por aquele ancião. Porém, a igreja tem muitos jovens que nos enchem de orgulho santo e despertam justa admiração. Há ainda muitos rapazes e moças de valor que estão dispostos a fazer o que for preciso para honrar o nome de Deus. Como sal e luz, temperam e iluminam o mundo (Mt 5:13).

O desafio é se manter assim. Tanto a luz como o sal são usados para fazer a diferença onde estão. Se o sal ficar sem sabor, como vai temperar a comida? Se a luz ficar debaixo da mesa, como iluminará o caminho? Ambos são usados para um fim útil e indispensável. É para isso que Deus conta com a juventude.

Em Eclesiastes 12:1, lemos: “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude.” Em 1 João 2:14: “Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno.” Em toda a Bíblia, encontramos jovens fiéis a toda prova, dando ao mundo o espetáculo de uma vida santificada ao serviço de Deus.

O desejo do Senhor é que você seja uma bênção onde quer que esteja. Surpreenda as pessoas com uma dedicação inquebrantável ao evangelho. Mostre para quem não acredita mais na juventude que há jovens fortes e inabaláveis na Palavra. Que a esperança do mundo seja preservada por meio de sua vida e que a luz do evangelho brilhe em você, dissipando as trevas ao redor!