Você já parou para pensar por que chamamos a combinação de verduras e legumes de salada? Já se perguntou também por que o dinheiro que os trabalhadores recebem no fim do mês recebe o nome de salário? A resposta está nas três primeiras letras. Para amenizar o sabor amargo de algumas hortaliças, os romanos resolveram acrescentar pitadas de sal a elas. O coadjuvante roubou a cena e acabou ficando com o nome do famoso prato. Por sua vez, o termo “salário” revela a importância que o sal sempre teve para as pessoas. O “dinheiro” que os legionários romanos recebiam para expandir o império eram quantidades de sal. A própria palavra “soldado” mostra isso, pois significa “aquele que recebe o pagamento em sal”.
Desde os primórdios da humanidade, o cloreto de sódio desempenha um papel fundamental. Na cozinha, é responsável por conferir sabor aos alimentos. Embora seu uso deva ser moderado, o sal tem um componente essencial para vida: o sódio. Sem ele, o corpo não seria capaz de transportar nutrientes e oxigênio para os órgãos.
Além de seu valor nutricional e de sua capacidade de conferir sabor, o sal é reconhecidamente um elemento de conservação. Tente imaginar as casas de antigamente que não tinham geladeira. Como os alimentos eram mantidos? Cedo, então, a humanidade descobriu que o sal em contado com os alimentos poderia resolver esse problema. A carne de sol, por exemplo, é resultado disso. A grande quantidade de sal adicionada a ela impede seu apodrecimento e ainda lhe acrescenta sabor.
Possivelmente, foi pensando em tudo isso que Jesus comparou a influência do cristão ao sal. Ele sabia que o mundo sem pessoas vivendo o evangelho seria extremamente amargo, pois faltaria paz, salvação e esperança. Como pitadas de sal no meio da amargura do mundo, os cristãos têm o dever de temperá-lo. Em tempos de apodrecimento moral, os cristãos devem ser para a sociedade o sal que conserva os princípios da Palavra de Deus, impedindo que a podridão consuma completamente a humanidade e tire a esperança de muitos de receber a salvação.
Por isso, ore hoje para que suas palavras e atitudes amenizem a amargura da vida de alguém e para que Deus use você como agente de conservação contra o apodrecimento da sociedade. Jesus conta com você para deixar o mundo mais saboroso e saudável.