Terça-feira
07 de novembro
Salvo para sempre
Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará. João 15:6

É possível que você já tenha ouvido a expressão “uma vez salvo, salvo para sempre”. Essa frase resume o pensamento de alguns a respeito da salvação. Para esse grupo, depois que a pessoa foi colocada no caminho de Deus, ela jamais se perderá.

Segundo esse pensamento, Deus determina e escolhe quem vai se salvar e quem vai se perder. Para quem pensa assim, o ser humano não tem vontade própria e já nasce com sua situação definida diante de Deus.

Entretanto, o versículo de hoje apresenta o contrário. No sermão em que ocorre essa frase, Jesus ensinou como podemos ser e permanecer salvos. No versículo anterior, o Senhor disse que, sem Ele, não podemos fazer nada. Jesus é, para nós, a ponte que liga nossa perdição à salvação divina.

Quem resolve “pular” dessa ponte não pode chegar ao destino da vida eterna. Por um simples motivo: só existe um caminho para Deus, ou seja, a fé na graça de Jesus. Longe de Cristo, o ser humano cai no abismo do pecado e recebe como “recompensa” a morte eterna.

Isso significa que, em seu infinito amor, Deus respeita nossas escolhas e não nos força a nada. Ele não nos trata como marionetes, mas se relaciona conosco com seriedade, dando-nos oportunidade de escolher permanecer ou não no caminho da salvação.

A Bíblia está repleta de passagens nas quais são apresentadas a vida e a morte eternas como opções. Em todos os casos, Deus insiste para que aceitemos segui-lo e rejeitemos o pecado e a perdição.

O versículo de hoje apresenta a possibilidade de haver pessoas que se unem a Jesus, mas que resolvem, por livre e espontânea vontade, se desligar dele. Do mesmo jeito que a salvação só pode se tornar realidade em nossa vida se resolvermos receber Jesus como Senhor e Salvador, ela só pode ser mantida se, dia a dia, escolhermos nos manter ligados a Ele. Ellen White explica: “Ele [Cristo] deve estar conosco […] a cada passo do caminho” (Caminho a Cristo, p. 69).

Em termos práticos, permanecer unido a Jesus significa, por meio da fé, renunciar às propostas de pecado que nos são oferecidas a todo momento e decidir ficar ao lado de Deus, custe o que custar. O apóstolo Paulo nos dá o estímulo: “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com Ele” (Colossenses 2:6). Una-se a Jesus todos os dias e você estará salvo para sempre.