Sexta-feira
26 de maio
Santo de casa
Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Lucas 8:39, ARA

“Santo de casa não faz milagre.” Esse ditado traduz o pensamento de que, em geral, as pessoas dão mais valor ao que os de fora falam e fazem.

Essa, porém, não foi a realidade de Arilton, aos 13 anos. Ele assistiu a uma série de pregações na Igreja Adventista de seu bairro e, depois de 30 dias de ensino da Palavra de Deus, foi o único a tomar a decisão ao lado de Cristo. O menino, então, voltou para casa e contou, para os dele, tudo que Deus havia feito por ele.

Os anos se passaram, e uma revolução espiritual aconteceu na vida e na família do garoto. Vários parentes, por sua influência, foram batizados. Tempos depois, Arilton e seu irmão aceitaram o chamado divino para o ministério pastoral.

Por meio de Arilton Cordeiro, atualmente apresentador do programa Bíblia Fácil, da TV Novo Tempo, e do ministério de seu irmão, Antônio, milhares de pessoas têm ouvido sobre Jesus. Tudo isso começou quando um menino não teve vergonha de proclamar, com amor e cortesia, a mensagem da salvação para a própria família.

Como anda sua relação com as pessoas de sua família? Elas veem Cristo em você? Seus atos revelam o amor de Deus dentro das quatro paredes da intimidade do lar?

O lugar mais difícil de viver o evangelho é dentro de casa, diante das pessoas que nos conhecem a fundo e sabem quais são exatamente nossas virtudes e defeitos. Talvez venha daí o ditado “santo de casa não faz milagre”. Porém, no versículo de hoje, entendemos que Jesus deseja que sejamos “santos” em casa para que Ele possa fazer milagres por meio de nosso testemunho.

Em geral, temos mais facilidade para sermos corteses com as pessoas de fora do que com as mais próximas. Tristemente, as palavras mais duras que falamos na vida são dirigidas a gente bem chegada e que nos amam de verdade. Por conta da intimidade e liberdade, alguns filhos acham que podem falar o que vem à boca com os pais; irmãos de sangue, muitas vezes, se ofendem de forma dura, e marido e mulher acabam discutindo rispidamente.

É muito legal ser simpático na igreja, na escola e na rua. Continue tratando bem as pessoas e falando do amor de Deus para elas, mas não esqueça do povo de casa, dos familiares, amigos e vizinhos, mesmo que eles já sejam cristãos. Transmita a mensagem de Jesus a todos, começando pela família. Seja um “santo em casa”, e Deus vai fazer muitos milagres por seu intermédio.