Ele sobreviveu a um massacre, tornou-se príncipe do mais importante império de sua época, mas precisou fugir como homicida. No deserto, passou 40 anos cuidando de ovelhas. Lá, “sob a inspiração do Espírito Santo, escreveu o livro de Gênesis bem como o livro de Jó” (Comentário Bíblico Adventista, v. 3, p. 1291). Uma história bem incomum a de Moisés, não é verdade?
Um dia, apascentando o rebanho de seu sogro, Moisés viu um arbusto pegando fogo. Curioso, quis ver melhor a cena, mas Deus bradou do meio da sarça: “Moisés! Moisés! […] Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa.” Em seguida Deus Se apresentou: ‘“Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó’. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus” (Êxodo 3:4-6). A partir daquele momento, a vida de Moisés mudou.
Muitas vezes, Deus também nos chama em meio ao deserto, à nossa vida repleta de situações turbulentas e difíceis. Assim como Moisés parecia espantado e sem entender o que estava acontecendo, também não sabemos como Deus opera. E não necessitamos saber, porque o mais importante é obedecer. Foi isso o que Moisés fez, ele obedeceu.
Hoje, Deus está chamando você. Não importa sua história. Deus quer que você tenha mente forte, disposição e vontade, que aceite Seus planos e os coloque em primeiro lugar. Como não entendemos os caminhos de Deus, temos apenas que nos submeter a eles. Mas quando podemos ouvir o comando de Deus?
Deus fala em diversos momentos, mas prefere Se revelar nos desertos da alma, na quietude da vida, quando estamos a sós com Ele e entendemos que, sem Ele, nada somos. É nessas horas que Sua voz se torna mais audível. A sarça nos ensina que onde Deus Se manifesta, esse lugar torna-se terra santa. Precisamos então tirar a sandália de nossos pés e nos humilhar perante Ele. Então, nossa vida muda completamente, não importa a aridez em que ela esteja. Se Deus está presente, até um deserto pode se transformar em um santuário. Foi o que aconteceu com Moisés e pode acontecer com você também.