Segunda-feira
03 de fevereiro
SAUDADE
Quando Eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei Comigo, para que vocês estejam onde Eu estiver. João 14:3

Há alguns anos, um vídeo de militares norte-americanos reencontrando a família após o retorno da guerra viralizou na internet. Cada um surpreendeu seus queridos de uma maneira diferente, aparecendo em casa, na escola, no trabalho ou em jogos esportivos. O momento mais emocionante é o que destaca a reação dos familiares. Uns choravam, outros riam e alguns ficavam mudos e paralisados.

Saudade. Esse é o nome do sentimento que temos quando estamos longe de alguém que amamos. Particularmente, gosto da definição de saudade apresentada pelo dicionário Aurélio, que diz: “Saudade, lembrança triste e ao mesmo tempo suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.”

Afinal, a saudade é boa ou ruim? Por um lado, a saudade é ruim, pois evidencia a distância existente entre as pessoas. Não sentimos saudade dos que estão perto de nós, somente de quem está longe. Por outro lado, a saudade é boa, pois revela o amor que há entre as pessoas. Ninguém sente saudade de alguém que o tratou mal ou feriu. Quando estou longe da minha esposa ou dos meus filhos, e eles dizem: “Estamos com saudade”, na verdade, estão dizendo que me amam.

Jesus sabia que deixaria saudade no coração de Seus discípulos. Eles viveram e trabalharam juntos por três anos, durante os quais compartilharam momentos com ensinamentos, sermões, milagres, conversas pessoais e brincadeiras. Tornaram-se grandes amigos e se viam como uma família.

O texto de hoje é um dos grandes versos da Bíblia, pois nele Jesus diz para os discípulos e para toda a humanidade: “Sentirei saudade de vocês!” Você consegue entender a beleza disso? Jesus sente saudade de nós! Por isso, veio à Terra, morreu, ressuscitou, subiu ao Céu e voltará para nos buscar, então estaremos para sempre ao Seu lado.

Você sente saudade de Jesus? Deseja reencontrá-Lo? Você O ama? Fique tranquilo, em breve chegará o maravilhoso dia em que poderemos abraçar a Cristo e matar a saudade do nosso amado Senhor. Enquanto esse dia não chega, amenize a saudade conversando com Ele por meio da oração e ouvindo a Sua voz por meio da Bíblia.