Quando as adversidades chegam e não vemos a ação imediata de Deus, nos perguntamos o porquê. A casa de Marta, Maria e Lázaro em Betânia era muito feliz. Era lá que Jesus ia para descansar de Suas longas jornadas. Naquela casa, Ele Se sentia à vontade. Contudo, um certo dia, Lázaro, o homem da casa, adoeceu.
As duas irmãs mandaram avisar Jesus, dizendo: “Aquele que o Senhor ama está doente” (João 11:3). Porém, Jesus não Se dirigiu para Betânia de imediato, e Lázaro acabou morrendo. A indagação de Marta e Maria sobre o fato de Jesus não ter respondido ao seu pedido urgente é a mesma de muitos cristãos hoje. Por que pessoas boas sofrem se o Deus delas ainda age?
Quando Jesus chegou em Betânia com Seus discípulos, aparentemente atrasados, Marta correu ao Seu encontro e caiu em terra diante Dele, dizendo: “Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido” (v. 21). Embora Marta tenha dito que Jesus ainda poderia pedir ao Pai o que Ele quisesse, sua resposta ao consolo de Jesus foi que seu irmão iria ressuscitar no juízo final (v. 24).
Maria chorava descontroladamente quando se encontrou com Jesus, a ponto de Ele Se sentir tocado e chorar também. Então Ele perguntou onde era a tumba de Lázaro. Marta demonstrou desconfiar do poder de Jesus quando disse: “Senhor, já cheira mal, porque está morto há quatro dias” (v. 39). Mas, apesar da falta de fé dela, Jesus ressuscitou Lázaro. Afinal, Ele havia dito: “Eu sou a ressurreição e a vida” (v. 25).
As duas irmãs não foram deixadas sozinhas naquele momento de perda. Enquanto Jesus reinar no Céu, nós também não seremos deixadas sozinhas. Ele está mais perto do que pensamos. Jesus sabia do sofrimento de Lázaro e só se atrasou para que a glória de Deus fosse manifestada ali.
Talvez Deus não chegue no momento em que queremos, mas nunca Se atrasa, pois responde aos nossos anseios no tempo Dele. Talvez Ele não chegue no momento em que desejamos, mas nunca tarda em nos livrar do mal. Pode ser que você ache que Deus está atrasado. Mas, pela fé, você pode ter a certeza da Sua presença, mesmo que tudo pareça confuso e difícil.
{ Mary Opoku-Gyamfi }