Se você conhecesse… Ela viera ao poço à hora sexta, provavelmente em torno do meio-dia, considerando que as horas eram contadas a partir do nascer do sol. Possivelmente desejasse evitar as outras mulheres. Ir ao poço no início da manhã não era apenas a tarefa de buscar a água necessária, essencial para o dia, mas era um encontro social. As mulheres conversavam, fofocavam e a ignoravam.
Ela sabia o porquê. Todas sabiam. Ela vivia com um homem que não era seu marido. Já havia tido cinco maridos – na esperança de que um homem ficasse com ela, que a protegesse, sustentasse, fizesse com que ela se sentisse bonita e amada. Mas ela havia passado por eles, um após outro. Seu coração ainda anelava acreditar que era amada e desejada, aceita e acolhida. No entanto, a mensagem que cada relacionamento lhe deixava era de que ela simplesmente não correspondia à expectativa, que sua carência era grande demais e que seu coração era muito faminto. Ela nunca encontraria o que estava procurando.
As mulheres a viam como uma pecadora – usada e sem valor. Ninguém queria ser sua amiga. Ir ao poço pela manhã era um doloroso lembrete de quem ela era, e de como simplesmente não estava à altura. Ela via as amigas rindo e conversando, enquanto seu coração ansiava por apenas uma pessoa que a amasse, que acreditasse nela, que quisesse algo mais para ela.
Então ela vinha na metade do dia, quando se sentia segura. Ninguém estaria lá. Ninguém apontaria o dedo, cochichando. Ela não sentiria a dor de estar só, de não ser desejada.
Quando ela viu o Homem sentado junto ao poço, ficou surpresa. Ela reconheceu, pelas roupas, que Ele era judeu. O que estaria um judeu fazendo em Samaria? Os judeus evitavam Samaria como evitariam uma praga, fazendo um desvio de dois dias de viagem para não se tornarem impuros e contaminados. Entretanto, ela sabia que estaria segura. Poderia chegar, pegar água e sair. Ele não falaria com ela. Não só os homens não falavam com mulheres em público, mas Ele era um homem judeu e ela, uma mulher samaritana. Os judeus não queriam ter nada que ver com os samaritanos.
Contudo, Ele falou com ela. Deus também falará com você hoje. Faça questão de ouvir.
Tamyra Horst