Quinta-feira
16 de abril
Segredo da oração
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Êxodo 33:11

Poucos homens tiveram uma vida tão incrível quanto Moisés. A Bíblia diz que ele “via Aquele que é invisível” (Hb 11:27). Esse foi o segredo de toda a sua vida. Moisés aprendeu que, antes de ter uma audiência com o povo, ele precisava estar com Deus. A oração torna você uma pessoa especial.

Moisés é o grande exemplo de oração do Antigo Testamento. Em Êxodo 33:7 a 11, encontramos o segredo de sua vida de oração. Podemos encontrar quatro segredos somente no verso 7. O texto diz que “Moisés costumava”. Anote isso aí: a oração é um costume. É um hábito que você desenvolve. Os estudiosos do comportamento humano dizem que 21 dias é o tempo necessário para incorporar uma nova rotina na vida. Comece a orar por disciplina até que ela se torne um prazer. Caso você não esteja satisfeito com a sua comunhão com Deus, não arrume desculpas para sua negligência. Desenvolva o hábito de ter um encontro diário com Deus.

“Moisés costumava montar uma tenda.” A oração é um sacrifício pessoal. Exige dedicação. Você pode ser preguiçoso como um gato, mas, se quiser ter comunhão com Deus, terá que aprender como Moisés a montar a própria tenda de oração. Você não pode viver da oração de seu pai, de sua mãe ou de seu pastor. Essa é uma experiência pessoal. Moisés tomava os paus e a lona e saía do acampamento. Orar é difícil, exige sacrifício e requer disciplina. Ninguém começa a orar porque quer. Esse desejo só vem depois que o hábito já está estabelecido.

A tenda que Moisés montava ficou conhecida como Tenda do Encontro (v. 7). Era ali que ele desenvolvia sua vida de oração. Havia outra tenda no meio do acampamento, conhecida como tabernáculo. A Tenda do Encontro ficava fora do arraial. O povo via Moisés se dirigir para seus momentos a sós com Deus (v. 10). Quem convive com você precisa conhecer e respeitar seus períodos de oração.

Moisés orava distante do povo, longe de todos, só ele e Deus. Aquele era seu momento secreto com o Eterno. Ninguém podia interromper. Ele falava com Deus como a um amigo (v. 11). Eu quero essa intimidade com Deus em minha vida! E você? Vai montar a sua Tenda do Encontro ou vai ficar dependendo da oração dos outros?