Terça-feira
11 de julho
Segunda chance
Mas o empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo.” Lucas 13:8

O que você faz com uma caneta sem tinta ou com um relógio sem ponteiros? Joga fora? Essa pode ser realmente a opção mais sensata a se fazer diante de objetos que não poderão mais ser usados.

Felizmente, esse não é o pensamento de Deus em relação a nós. Do ponto de vista espiritual, todos nascemos “quebrados” e improdutivos, mas Jesus sempre está disposto a nos dar uma segunda chance, como ocorreu com Luciana.

Ela era jovem e cheia de sonhos. Aos 19 anos, no auge de sua beleza, vivia cercada de “amigos” e começava a se relacionar com rapazes cultos e ricos.

Naquela época, sua família estudava a Palavra de Deus, mas ela não queria saber. A instrutora bíblica entrava por uma porta, e Luciana saía por outra. Mesmo assim, foram feitos muitos convites para que aceitasse Jesus. Ela rejeitou todos. Foi viver a vida e curtir a juventude. Depois de alguns relacionamentos, conheceu Pablo. Como queriam ter um envolvimento mais sério, resolveram fazer um teste de HIV. A preocupação maior dos dois era com Pablo, que tinha sido usuário de drogas.

No dia do resultado, os dois foram tranquilos ao laboratório, mas receberam a notícia que mudou definitivamente a vida de ambos. O exame de Luciana tinha dado positivo. Seu mundo desabou.

No entanto, a primeira pessoa de quem Luciana se lembrou foi da irmã que, anos antes, havia insistido para que ela aceitasse Jesus. Imediatamente o casal se dirigiu àquela casa simples, mas cheia de amor. Foram recebidos com carinho e compaixão.

Entregaram a vida a Cristo naquele dia, entre lágrimas. O Deus da segunda chance estava agindo mais uma vez. Com o coração cheio da graça divina, o casal passou a namorar como dois jovens puros. Pouco tempo depois, foram batizados e se casaram na igreja, onde receberam a bênção de Deus, selando uma das mais lindas histórias de amor que já vi. Se tudo isso não fosse suficiente, eles ainda tiveram uma criança com completa saúde. Hoje, essa linda família vive feliz e aguarda a volta de Cristo.

Luciana é uma prova viva de que Deus não nos joga fora quando parece que não existe mais solução para nós. Como o agricultor fez com a figueira da parábola, Jesus não só espera por nossa resposta, Ele afofa a terra do nosso coração e põe bastante adubo espiritual para que os frutos da vida eterna sejam produzidos em nós.