O rei Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Saul tinha tudo para ser um grande rei. Era forte e corajoso, mas a rebeldia e a desobediência falaram mais alto. Para fazer a própria vontade, ele estava disposto a absurdos, como consultar uma feiticeira e matar sacerdotes. Certo dia, ao ouvir o veredito divino contra suas atitudes impróprias, jogou-se aos pés de Samuel com remorso. Estava tão desequilibrado que chegou a rasgar a capa do profeta. A resposta divina veio na hora: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você” (1Sm 15:28).
Davi era um jovem pastor de ovelhas. Não tinha porte de soldado nem estatura de herói. Quando o profeta foi à casa de Jessé para ungir o futuro rei de Israel, todos os filhos foram chamados, menos Davi. O Espírito Santo, contudo, soprou na mente de Samuel: “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16:7). Deus estava procurando uma pessoa segundo Seu coração e não alguém que impressionasse o enganoso coração humano.
Davi era o homem segundo o coração de Deus não por mérito próprio. Como qualquer pessoa que agrada o Senhor, a justiça não estava nele. Davi alcançou esse título tão importante simplesmente porque abriu o coração para ser a morada de Deus e fazer a vontade Dele. O Senhor esquadrinhou o coração de Davi e constatou que os propósitos divinos norteavam as ações do pastorzinho de Jessé.
Obviamente, Davi era pecador como qualquer um de nós. Errou muito ao longo da vida. No entanto, ele não era um pecador impenitente. Arrependia-se honestamente de seus pecados e clamava pela misericórdia do Senhor. Ao passar por momentos de profunda crise espiritual, clamou: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51:10, NAA).
Sempre que você for tentado a ignorar a vontade de Deus e confiar em algum tipo de estratégia humana, lembre-se de que Deus não vê como vê o ser humano. O Senhor pode dar vitória ao fraco e derrotar o forte. Sintonize sua mente na frequência do Céu. Permita que o Espírito Santo molde seu coração conforme a vontade do Pai. Pense como Jesus, sinta como Jesus e aja como Jesus. Assim, você também será um jovem segundo o coração de Deus.