Domingo
18 de fevereiro
Seja confiável
Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Provérbios 3:29, NTLH

Em um jornal de grande circulação, foi publicada uma história, no mínimo inusitada, ocorrida no País de Gales. Segundo a matéria, “Alan Knight, de 47 anos, alegou ter sofrido um acidente na garagem da sua residência, em Swansea, que o havia deixado ‘tetraplégico’. O problema, ocasionalmente, fazia com que ele ‘entrasse em coma’. A esposa de Alan participou da farsa e chegava a conduzir o marido em uma cadeira de rodas todas as vezes em que ele precisava ir a um tribunal ou ao hospital. O ‘estado vegetativo’ também fez o britânico fugir da dívida de cerca de R$ 156 mil com um vizinho. Na verdade, o aposentado Ivor Richards se tornou o maior alvo do golpista e chegou a emprestar ao longo desse período cerca de R$ 162 mil para a ‘recuperação’ do amigo. Por conta da ‘doença’, a dívida nunca seria quitada. Mas a mentira desmoronou quando câmeras de segurança flagraram o ‘tetraplégico’ dirigindo um carro e fazendo compras em supermercados, dos quais tinha até cartão fidelidade”.

Esse homem se aproveitou da confiança do seu vizinho. Essa atitude tem se tornado comum. Há muita gente que quer levar vantagem em tudo e, para alcançar esse objetivo, pessoas mais próximas são enganadas para que os desonestos ganhem algum dinheiro ou privilégio. Essa não pode ser a atitude de um cristão.

Seguir o que nosso coração deseja, sem consultar a Deus, é o que de mais perigoso podemos fazer. A Bíblia diz que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável” (Jeremias 17:9). Por isso, o versículo de hoje nos alerta contra a falta de sinceridade, o engano deliberado, o abuso da confiança do próximo e a disposição de começar contendas contra inocentes.

Em geral, as pessoas querem que os outros sejam confiáveis, mas algumas não fazem a mesma exigência para si mesmas. Antes de cobrarmos confiança de alguém, precisamos ser confiáveis. O princípio bíblico é: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35), e isso se aplica também à confiabilidade.

Pessoas agem de maneira semelhante ao homem da notícia acima porque seu coração está vazio do amor de Deus. O apóstolo Paulo escreveu que “o amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei” (Romanos 13:10). Esse é um ensinamento proveniente da lição de Cristo sobre o amor. Ele disse: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Marcos 12:31). Seja confiável sempre. Essa é a atitude do verdadeiro cristão.