No relato bíblico de Josué, que foi chamado para liderar os petulantes filhos de Israel à Terra Prometida, podemos encontrar paralelos com nossa própria vida e palavras de Deus que podem servir como fonte de encorajamento quando sentimos que estamos sendo testadas até o limite.
Primeiro, os israelitas vagaram por quarenta anos. Às vezes, nossa vida parece nos levar em círculos. Em outros momentos, a vida parece uma esteira rolante, constantemente se movendo, trabalhando e consumindo energia muito cara, mas não indo a lugar algum. Às vezes, nossa petulância nos leva a vagar.
Em muitos casos, no entanto, são as coisas que a vida nos dá que aparentemente nos fazem andar em círculos. Duvido que todos os membros daquele povo do deserto fossem rabugentos, contudo, como faziam parte da multidão, acabaram vagando também. Às vezes, parecemos vagar e lutar pela vida, não tanto por causa de algo errado que fizemos pessoalmente, mas vagamos por causa de alguma “desvantagem”. A vida nos leva em círculos e vagamos, mas Deus tem um plano, assim como Ele fez com os filhos de Israel.
Apesar de nossas circunstâncias, Deus está trabalhando para nos levar através dos desafios que tornam tão difícil alcançar nossos objetivos e propósito de vida. Deus sabe de tudo. Ocuparemos a terra prometida, seja lá o que ela for para cada uma de nós. Ocuparemos se não desmaiarmos, desistirmos ou nos afastarmos. Continue andando. Deus sabe o caminho.
Segundo, há algo encorajador nos repetidos lembretes de Deus a Josué: “Seja forte, seja corajoso.” A oposição e o desânimo virão. Nossa força humana pode falhar. No entanto, a cada passo ao longo de nossa jornada, vamos nos lembrar da repetida admoestação de Deus a Josué (e a nós também): “Apenas seja forte e muito corajoso.” Não nos assustemos, pois o Senhor nosso Deus estará conosco para nos sustentar!
Querido Deus, por favor, ajuda-me a ser forte e corajosa e a permanecer fiel. Amém.
{ Stacey A. Nicely }