Domingo
25 de julho
Seja íntegro
Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. Provérbios 10:9

Será que temos uma correta compreensão de nós mesmos? Nem sempre nossas autoavaliações correspondem à realidade. O que a Bíblia nos ensina é que o ser humano não tem muita noção de sua personalidade nem de seu caráter. De fato, nossa essência se resume à nossa vida de devoção e de companheirismo com Cristo. Se Ele nos dirigir, teremos uma vida coerente e fiel.

O problema é que às vezes deixamos de segui-Lo e nem nos apercebemos desse fato. Davi pediu: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo Te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24). O salmista reconheceu sua limitação e solicitou que Deus fizesse uma leitura do mais profundo de seu ser.

Em certa ocasião, o Senhor e dois anjos apareceram a Abraão. Ele disse que Sara daria à luz um filho. Ela ouviu essa conversa à porta da tenda. Em virtude de sua idade avançada, talvez deva ter achado essa história interessante e riu em seu íntimo. No mesmo instante, o Senhor perguntou-lhe porque ela havia rido. Com medo, Sara negou sua atitude e disse: “Eu não ri.” Observe a tendência humana de negar a realidade. O Senhor, porém, disse-lhe: “Não negue, você riu” (Gn 18:9-15).

Sara não sabia que o Senhor lê os pensamentos? Que Ele sabe de todas as coisas? Mesmo assim, ela tentou enganar o Senhor. Hoje, precisamos ter em mente que nosso interior é enganoso. Somos capazes de querer enganar até mesmo Aquele que sonda o coração. Com a ajuda de Deus, procure manter seu foco Nele e não em você mesmo. Ele vai ler seu íntimo e ajudará você a ser um cristão íntegro em todos os seus caminhos.