Sábado
07 de abril
Seja você a solução
Então, meu filho, uma vez que você caiu nas mãos do seu próximo, vá e humilhe-se; insista, incomode o seu próximo! Não se entregue ao sono, não procure descansar. Provérbios 6:3, 4

Uma das campanhas do governo federal brasileiro para o trânsito tem a seguinte frase-chave: “Seja você a mudança que espera no trânsito.” Essas palavras carregam em si um significado muito profundo. Se cada motorista brasileiro agisse de acordo com o que gostaria que os outros fizessem, teríamos menos problemas nas ruas.

A frase da campanha de trânsito pode ser aplicada para as mais diversas áreas da vida, inclusive, nos relacionamentos e no âmbito espiritual. No provérbio de hoje, Salomão aconselha o filho a ir procurar a pessoa com quem ele tem problema. Apesar de o contexto direto do versículo tratar de problemas financeiros, o princípio do conselho do sábio serve para todas as situações.

Jesus recomendou: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão” (Mateus 18:15, ARC). Nesse texto, o Mestre dos mestres nos informa como devemos resolver um problema que, porventura, tenhamos com um semelhante. Em outras versões bíblicas, as palavras de Jesus foram traduzidas na forma do imperativo “vai ter com ele”.

O melhor jeito de resolver problemas que temos com alguém é em uma conversa “olho no olho”. Alguns preferem caminhos mais fáceis como a fofoca ou a vingança. Esses recursos aumentarão o problema em vez de resolvê-lo.

Para procurar alguém com quem você errou ou que errou com você, primeiro será necessária coragem para admitir que há uma questão a ser solucionada. Depois, você precisará de maturidade para saber que é a hora de admitir o erro. Em seguida, terá que ter cristianismo para pedir e oferecer perdão e, finalmente, precisará de honestidade para reparar o erro cometido ou aceitar a reparação.

Jesus é o nosso grande exemplo. Ao pecar, nossos primeiros pais contraíram o vírus do pecado e o transmitiram para toda a humanidade. Para resolver de forma definitiva essa questão, Cristo veio “ter conosco”. Embora, os causadores do problema fôssemos nós, Jesus veio para nos dar chances de recuperação e olhar em nossos olhos para nos perdoar.

Você tem alguma questão não resolvida com alguém? Tome a iniciativa de procurar essa pessoa hoje e tratar abertamente sobre a questão, com respeito e cristianismo. Talvez só falte isso para resolver tudo. Seja você a solução.