Segunda-feira
26 de novembro
Sem oposição
Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor. Provérbios 21:30

Você já teve a oportunidade de visitar uma usina hidrelétrica? É um lugar impressionante. Tudo é muito grande naquele local. Quando ligamos uma lâmpada em nossa casa, muitas vezes não pensamos no grande processo que levou aquela energia até nós.

O princípio de uma usina como essa é a transformação de energia cinética em energia elétrica. Isso acontece quando grandes turbinas são giradas a partir da força da água que cai sobre suas pás. Esse movimento gira um gerador que produz eletricidade.

Essas “fábricas de energia” são instaladas em grandes rios. Nesses locais, são construídas barragens para promover um desnível capaz de, a partir da gravidade, dar “força” à água. Um grande volume de água tem poder de girar turbinas gigantescas que dificilmente seriam movidas por outra força natural.

Nenhum ser humano seria capaz de, com sua própria força, evitar que uma turbina dessas se movimentasse. A água tem uma força muito grande. Uma tentativa de segurar as turbinas seria uma grande tolice e, certamente, muito arriscado para a vida. Ninguém pode se opor à força da água.

Assim como ninguém tem força para se opor ao giro das turbinas de uma hidrelétrica, nenhum ser humano tem força suficiente para se opor a Deus e sair vitorioso, pois, Ele é o ser mais forte do Universo. Querer medir forças com o Todo-Poderoso é uma grande tolice. Um exemplo disso foi o episódio envolvendo líderes religiosos e dois apóstolos de Cristo. Nos tempos do Novo Testamento, os líderes judeus prenderam Pedro e João por causa do evangelho. Embora a intenção fosse mantê-los na prisão, a força de Deus foi maior e, milagrosamente, eles foram libertos.

Como aconteceu com os apóstolos, mesmo que opositores de Cristo queiram nos derrubar e nos arrastar para longe do Pai, a proteção divina é mais poderosa. Como diz o provérbio de hoje, nada nem ninguém pode se opor a Deus.

Todos aqueles que estiverem do lado de Deus poderão desfrutar a força que Ele tem e nunca serão vencidos pelo mal. Como escreveu Paulo: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31). Permaneçamos ligados a Deus diariamente, e Ele será um gerador de energia celestial em nossa vida.