Sexta-feira
21 de outubro
Sem saída?
Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão!” Gênesis 3:4

Não existe sensação pior que a de estar encurralado. Nenhuma circunstância é tão desesperadora como estar contra a parede e não encontrar uma saída. Qualquer ser humano enfrenta momentos como esses muitas vezes ao longo da vida. E Deus? Como é que Ele lida com situações assim? Acredite, isso já aconteceu. Tente lembrar do ocorrido no jardim do Éden. Satanás traçou um plano maquiavélico para deixar Deus sem opções, em um dilema sem solução. Entretanto, Deus não é surpreendido por nada nem ninguém. Pelo contrário, são as soluções divinas que nos surpreendem. Ele conhece o fim desde o princípio e toma decisões que vão além de nossa capacidade de previsão ou explicação. 

A advertência divina a Adão e Eva tinha sido: “No dia em que comerem do fruto, certamente vocês morrerão” (ver Gn 2:17). Satanás, porém, criou uma versão distorcida das palavras do Senhor: “Certamente não morrerão” (Gn 3:4). Assim, o inimigo levou nossos primeiros pais à desobediência e à sentença de morte eterna. Seria isso um “xeque-mate” de Satanás contra Deus? Essa era a intenção. Se Deus cumprisse a própria palavra e eliminasse Adão e Eva, o Universo inteiro poderia acusá-Lo de ser inflexível e cruel.Se Ele não os matasse, seria considerado um mentiroso incapaz de cumprir o que disse. Que plano sórdido! Como sair dessa situação? Um Deus mentiroso ou um Deus cruel? 

Nenhuma dessas falsas acusações condiz com a essência do caráter divino. Deus escolheu uma terceira opção, uma terceira via surpreendente. Escolheu o caminho do amor. Em vez de mentir, anunciou a vinda do Libertador, o Messias. Em vez de eliminar o ser humano caído, escolheu morrer no lugar do pecador e livrá-lo da morte eterna. Sábio e amoroso assim, só Deus! 

Alguma vez você se prostrou, desanimado, diante de um dilema ou uma circunstância que parece não ter solução? A atitude de Deus em relação ao pecado e à rebelião humana nos ensina que devemos confiar Nele aconteça o que acontecer. Se Deus encontrou uma solução para o dilema do pecado, não existirá no Universo nenhum problema tão difícil que Ele não possa resolver. Lembre-se: becos sem saída não existem; o que existe são caminhos sem Deus.