Sexta-feira
13 de março
Semeando vento
Eles semeiam vento e colhem tempestade. Oseias 8:7

A semente do mal é extremamente fértil. Quem planta colhe. E sempre mais do que o esperado. Se semearmos ódio, inveja, ciúmes, murmurações ou qualquer outro sentimento ruim, colheremos isso, mas em escala maior. Se odiarmos os outros, receberemos ódio em nossa vida. Se falarmos mal dos outros, outros falarão mal de nós. Não podemos esperar que os demais nos tratem bem, se nós os tratamos mal. Tudo o que semearmos é o que colheremos.

Semear ventos descreve a futilidade e fragilidade das alianças de Israel com as nações pagãs da época do profeta Oseias. Os israelitas haviam semeado “vento”, símbolo da decadência moral e espiritual do povo naqueles dias. Como consequência dos seus pecados, haveriam de colher “tempestade”. A punição divina seria inevitável.

Muitos levam uma vida vazia e esperam colher ao final bênçãos e vitórias. Salomão afirma, em Eclesiastes, que essa atitude vazia é “correr atrás do vento”. Muita gente por aí leva a vida assim. Isso é péssimo. Um estilo de vida vazio não é obra do acaso. Você não acorda de manhã e decide: “Hoje eu vou estragar minha vida.” Pessoas vazias são a soma de hábitos vazios, e hábitos vazios resultam somente de atitudes vazias. Atitudes vazias decorrem de pensamentos vazios.

Pensamentos contrários à vontade de Deus bombardeiam sua mente diariamente. As principais fontes desses pensamentos são a televisão, a internet, a música, etc.

Existem milhares de jovens que não se preocupam com as consequências de seus atos. Acreditam que não lhes sobrevirão consequências ruins, ou que é dever de Deus livrá-los de tais consequências, quando são eles os únicos responsáveis pelo que lhes sucede. Se você vive correndo atrás do vento, vai colher tempestade.

Algo maravilhoso sobre a Bíblia é que suas advertências são confiáveis e atemporais. Com elas, Deus nos diz: “Acredite em Mim! Ouça Meus conselhos e livre-se de consequências indesejadas.” Não semeie o que é ruim. Lance sempre a semente do amor e tenha uma colheita abençoada na vida.