Minha filha, Siobhan, foi abençoada com um aguçado senso de direção. Ela se lembra de pontos de referência e rapidamente aprende o trajeto a lugares novos. Mesmo quando anda por um lugar pela primeira vez, tanto a pé como usando transporte público, ela o faz como se tivesse morado lá durante a sua vida toda. Fiquei impressionada quando, em sua primeira viagem a Londres, ela conseguiu me levar de um lugar a outro, usando metrô e ônibus depois de apenas algumas horas. Em várias ocasiões durante nossa estadia juntas em Londres, dependi do seu senso de direção para chegarmos ao nosso destino sem nos perder.
Sou o contrário dela: preciso sempre ter instruções escritas e detalhadas ou um mapa para conseguir andar por lugares desconhecidos. Antes de começar qualquer viagem, estudo minuciosamente o trajeto, tentando desenhar um mapa mental, mesmo com o mapa físico em mãos. Apesar de todo esse preparo, não há garantia de que não ficarei perdida enquanto tento chegar ao meu destino. Uma placa pode estar caída na estrada, talvez eu me distraia devido a algum acontecimento inesperado na estrada, ou um desvio pode ter sido feito, fazendo com que eu vá por um caminho diferente daquele que eu havia planejado.
Às vezes, a incerteza é a culpada, e acabo virando à direita no último segundo, quando eu deveria ter virado à esquerda na esquina do mercado ou no segundo cruzamento. Esses erros muitas vezes resultam em frustração, sem mencionar a perda de tempo e energia. Duvidar de instruções claras pode ser particularmente problemático ao fazermos escolhas na vida. A pressão do grupo pode levar a hábitos viciantes tais como uso de drogas ou álcool, ou uma luta contínua com a nicotina. Compras precipitadas podem resultar em dívidas. A vida é repleta de desvios e acontecimentos inesperados.
O senso de direção mais importante do qual preciso é saber que estou seguindo Jesus. Ele diz: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6). Se eu permitir que Ele me guie, não precisarei depender das minhas próprias instruções, de um mapa bem feito, ou mesmo da habilidade de outras pessoas quando estiver viajando por territórios desconhecidos, pois Ele é o Caminho. Tudo o que eu preciso fazer é segui-Lo.
Sherma Webbe Clarke