Quinta-feira
03 de outubro
SER E FAZER
O homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Jacó”, respondeu ele. Gênesis 32:27

O mais importante na caminhada com Jesus é quem você se torna, e não o que você consegue fazer ou obter. Enquanto não reconhecemos quem somos, Deus não pode fazer muito em nosso favor. 

É como no caso de Jacó. Ele se disfarçou de Esaú e tentou até imitar a voz do irmão mais velho para enganar o pai e receber uma bênção especial. No fim das contas, ele recebeu a bênção? Sim. Mas isso não lhe trouxe paz nem felicidade. Apenas quando reconheceu sua verdadeira identidade, na luta com o Senhor no Vale de Jaboque, uma porta se abriu em seu coração, e o Eterno pôde agir para transformá-lo. A maior bênção que Deus tinha para Jacó não era uma família bonita, um grande rebanho ou muitas terras. A maior bênção era fazer dele Israel. 

Deus tem expectativas a seu respeito. Existem algumas coisas que Ele quer que você seja. Escolhi apenas quatro para compartilhar com você: 

1. Deus quer que você seja santo. O texto bíblico diz: “Sejam santos, porque Eu sou santo” (1Pe 1:16). Deus quer que você seja diferente. Que esteja separado para um propósito especial. Ele quer que você consagre sua vida. Deus quer você disponível e atento para Seus propósitos. 

2. Deus quer que você seja amoroso. Jesus certa vez disse: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt 5:44). O amor é a marca que Ele espera encontrar em Seus discípulos. Cristo também falou: “Com isso todos saberão que vocês são Meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13:35). 

3. Deus quer que você seja corajoso. “Seja forte e corajoso!” (Js 1:9). As palavras ditas pelo Senhor a Josué são para você também. Deus quer que você seja corajoso não por causa de sua própria força, pois isso poderia levar à presunção. Ele quer que você seja corajoso por causa de sua fé. A verdadeira coragem é alicerçada na força divina. 

4. Deus quer que você seja exemplo. O mundo precisa de cristãos autênticos que possam ser imitados. Precisamos nos levantar sem medo e dizer como Paulo: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Co 11:1). 

Para Deus, o ser vem antes do fazer. Então coloque-se na presença Dele hoje mais uma vez e peça que Ele continue a moldá-lo de acordo com Sua vontade.