Quinta-feira
12 de setembro
SERVIÇO
Mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando- Se semelhante aos homens. Filipenses 2:7

Não entendemos como um ser perfeito, que vivia em um lugar perfeito, cercado de seres perfeitos, um dia abrigou sentimentos pecaminosos no coração. A isso chamamos de mistério da iniquidade. Não é possível explicar como o anjo Lúcifer veio a se tornar Satanás. Na Bíblia, há poucos versos que falam sobre essa transformação desastrosa. Temos apenas alguns textos que tratam do assunto nos livros de Isaías e Ezequiel. 

Em um deles está escrito: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! […] Você que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.’” (Is 14:12-14). 

Você consegue perceber a linha desenhada por essas palavras? Por alguma razão, Lúcifer não se contentou com o que era e com o que tinha. Queria ter mais. Queria ser mais. Talvez a expressão que resuma seu sentimento seja esta: “Subirei.” Ele desejava estar acima das estrelas, no ponto mais elevado, para finalmente se igualar a Deus. 

No entanto, Paulo nos apresenta outra linha, uma trajetória completamente diferente, desenhada por Jesus: “Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se; mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-Se a Si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp 2:6-8). 

Consegue enxergar a outra linha? Jesus, mesmo sendo Deus, não ficou mostrando Suas credenciais. Antes, escolheu descer. Fez-Se homem. Mas não qualquer tipo de homem. Viveu como servo, e Seu maior ato de serviço em favor da humanidade foi morrer. Mas não qualquer tipo de morte. Ele recebeu a punição destinada aos piores bandidos de Sua época. Ele morreu em uma cruz. 

Lúcifer queria subir. Jesus Se dispôs a descer. Lúcifer queria ser reverenciado. Jesus aceitou ser humilhado. Tudo por amor a você. 

Aprendi com Jesus que quem não vive para servir não entendeu ainda o jeito certo de viver. Escolha o modelo de Cristo. Ame. Doe. Sirva. Esse é o melhor caminho.