Gosto muito do verso bíblico de hoje, pois ele apresenta os jovens como voluntários. O voluntariado valoriza o currículo de qualquer pessoa. Normalmente as empresas apreciam essa característica, pois evidencia responsabilidade, iniciativa, disciplina e trabalho em equipe. Em geral, quem é voluntário é dedicado e não vive em busca
de aplauso.
Estima-se que apenas 7% dos jovens brasileiros sejam voluntários. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos 62% dos jovens atuam como voluntários.
Grande parte das pessoas que se dedicam ao voluntariado está na igreja. Os súditos do reino de Deus têm o coração voluntário. Alguns nasceram com o dom de servir. Acordam todas as manhãs esperando a oportunidade de ajudar alguém.
Em nossas igrejas encontramos muitas pessoas assim. Tendo Jesus como modelo, trabalham com dedicação, prontas para arregaçar as mangas e servir em nome de Deus.
Essas pessoas não precisam de chantagem emocional ou pressão para fazer o que é necessário. O envolvimento é natural. Em sua maioria, os voluntários são amorosos, colaboradores, prestativos e gentis. A força da igreja está no voluntariado.
Mesmo que não seja algo natural para você, quero desafiá-lo hoje a fazer algo por alguém. Você tem dons e habilidades. Use-os em favor das pessoas que estão à sua volta. Peça a Deus para abrir seus olhos para as necessidades dos outros. Existe muita coisa a ser feita, e seus talentos podem ser bem úteis.
Não espere ser nomeado para servir. O espírito de serviço é voluntário. Aliste-se nesse exército, torne o mundo um lugar melhor para se viver e ajude pessoas a sonharem com a pátria que Deus está preparando para nós.