Quarta-feira
17 de fevereiro
Servir ao próximo rejuvenesce
Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:45

Era a terceira vez que a visitávamos. Fomos recebidos com um sorriso largo e puro, como o de uma criança. Quando perguntei como estava, respondeu: “Apesar dos meus 90, estou bem!”

Conversamos um pouco na varanda e entramos. No sofá da sala, havia belos vestidos de festa. “Esses vestidos são do brechó,” ela explicou, “que tenho há anos. Metade da venda é minha e metade das pessoas que trazem. Mas não fico com os lucros! Guardo tudo para Deus. Tenho roupa e calçados suficientes para o resto da vida.”

Na cozinha, ela nos ofereceu uma saborosa sopa de frutas. Depois veio com um cheiroso pão integral. “Este é seu! Faço pão uma ou duas vezes na semana. Mas não vendo. As pessoas vêm aqui buscar. É um ponto de contato para falar de Jesus.”

Hermengarda Oliveira é mais uma dessas mulheres que faço questão de conhecer, ouvir as histórias e me inspirar. Foi casada com um pastor por 68 anos.

Vegetariana há décadas, ela tem hábitos simples de vida. Também gosta muito de ler. Então descobri mais um dos motivos de uma lucidez invejável.

Que alegria observar e ouvir aquela mulher distinta, ágil, de uma alegria incomum, contando de seus motivos de realização: servir aos outros! Sua voz era firme, a linguagem apurada.

Ao final da visita, fiquei surpresa quando meu marido mencionou um texto da Bíblia, e ela pegou a Bíblia com a letra de tamanho normal. Sem óculos, ela leu o verso sobre a esperança da ressurreição. Sua fisionomia brilhava diante dessa esperança.

Fiquei absorvendo literalmente aquela deliciosa forma de viver, mesmo em meio à perda recente do companheiro. “Meu marido era um homem de Deus, íntegro, correto, bondoso. Vivíamos muito bem. Ele nunca teve problemas de saúde. Aos 95 anos, quando adoeceu, foi tudo rápido. Sinto muita falta dele. Mas sei que vou reencontrá-lo! Isso me anima!” Ela sorriu.

Poucas semanas depois, ela recebeu menção honrosa em uma cerimônia de instalação de mais uma antena da TV Novo Tempo, cujo dinheiro da compra ela doara de suas vendas.

Você deseja ter paz e alegria? Reserve tempo para ser útil aos outros!
A maior beneficiada será você mesma.