Quinta-feira
29 de maio
SINAIS
Tendo Jesus sentado no Monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a Ele em particular e disseram: – Diz-nos quando acontecerão essas coisas? Qual será o sinal da Tua vinda e do fim desta era? Mateus 24:3

Em uma longa viagem de carro, muitas vezes ficamos ansiosos para chegar ao nosso destino. Durante o trajeto, a ansiedade vai aumentando à medida que a proximidade do local é indicada por alguns sinais: mudanças no relevo, na vegetação, no clima e, principalmente, pelas informações contidas nas placas da rodovia.

O verso bíblico de hoje mostra o diálogo entre Jesus e Seus discípulos após deixarem o templo de Jerusalém, que era uma construção majestosa até para os padrões arquitetônicos atuais. A pergunta dos discípulos quanto ao fim de todas as coisas foi motivada por uma declaração anterior de Jesus sobre a destruição do templo. Os discípulos acreditavam que ambos os eventos estariam ligados.

A resposta de Jesus consistiu na apresentação de vários sinais que apontariam para a proximidade do fim: falsos cristos, guerras, fome, terremotos, perseguição aos cristãos, falsos profetas, o esfriamento do amor e a pregação do evangelho a todo o mundo. Quando checamos os veículos de comunicação, percebemos que esses sinais têm se cumprido com uma incrível precisão.

Há 110 anos, Ellen G. White disse o seguinte sobre o cumprimento dos sinais de Mateus 24: “O grande conflito se aproxima do fim. Toda notícia de calamidade em mar ou terra é um testemunho de que o fim de todas as coisas está próximo. Guerras e rumores de guerras declaram isso. Será que existe um único cristão cujo coração não acelere ao perceber a antecipação desses acontecimentos diante de nós?” (Evangelismo, p. 153 [219]).

Quando Ellen G. White escreveu esse texto, alguns dos piores eventos dos últimos 100 anos ainda não haviam acontecido. Se o coração dela já palpitava naqueles dias, imagine como estaria hoje.

Jesus em breve voltará. A televisão, os jornais, as redes sociais e a realidade ao nosso redor nos confirmam esse fato. Sendo assim, eu lhe pergunto: Como está seu coração? Você está ansioso para chegar ao nosso destino? Você está preparado?