Segunda-feira
11 de julho
Sinais de advertência
"E Jesus respondeu: — Tenham cuidado para que ninguém os engane. [...] E vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras. Fiquem atentos e não se assustem, porque é necessário que isso aconteça, mas ainda não é o fim. [...] Porém todas essas coisas são o princípio das dores. Mateus 24:4-8"

Todas nós já tivemos sinais de advertência em nossa vida. Alguns deles nós acatamos, outros não. Algumas de nós não os reconhecemos como sinais de advertência. Algumas de nós não damos atenção a esses sinais até que seja tarde demais, tanto física como espiritualmente. E algumas de nós não estamos cientes desses sinais físicos ou espirituais, o que pode muito bem ser uma grande perda para nós.

Eu era uma bibliotecária médica e aprendi muito sobre problemas médicos. Tenho uma amiga que perdeu um de seus rins tendo que fazer diálise pelo resto da vida. Conheço uma outra pessoa que tentou por oito anos encontrar a causa médica por trás de seus sintomas. Ela agora sabe que sofre da doença renal crônica (DRC), uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. Ao invés de ter 80 por cento da função normal do rim, ela tem somente 47 por cento.

É chocante quando se percebe que 26 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de DRC e não sabem. Isso quer dizer uma a cada nove pessoas! A DRC é a doença menos diagnosticada nos Estados Unidos, pois muitos médicos não reconhecem seus sintomas precocemente. Seria importante você conhecer os sinto- mas e, se você, um ente querido ou um amigo tiver alguns deles, informe-os sobre o que eles podem estar sofrendo. Pode ser que você os ajude a viver um pouco mais.

Jesus também nos fornece sinais de advertência sobre o tempo do fim e de quando Ele vai retornar. O texto bíblico de hoje evidencia alguns deles, e não podemos ignorá-los. Nossa vida eterna depende do que fazemos quanto a esses sinais de advertência. Alguns tentaram prever quando o fim do mundo acontecerá, mas a Bíblia nos diz que ninguém sabe o dia nem a hora da vinda de Jesus. Problemas de saúde podem nos tirar a vida aqui na Terra antes que Jesus retorne, mas a vida aqui é apenas temporária. Minha oração, querida amiga, é que você permaneça próxima ao nosso Senhor e esteja pronta para o Seu retorno. Não ignore os sinais de advertência.

Loraine F.Sweetland