Domingo
11 de dezembro
Sinais
Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o Teu servo. Pois os meus olhos já viram a Tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, Teu povo. Lucas 2:29-32

O nascimento de Jesus trouxe esperança e salvação para a humanidade. O salvador do mundo é o cumprimento da promessa de redenção, e o povo ansiava muito por esse evento. Alguns sinais deveriam indicar a chegada e o ministério do Salvador. Ele nasceria em Belém (Mq 5:2), a mãe Dele seria uma virgem (Is 7:14), o nome Dele seria Jesus (Lc 1:30), Ele entraria em Jerusalém montado em um jumentinho (Zc 9:9), Ele seria entregue para ser morto (Is 53), ficaria três dias na sepultura (Mt 12:40), e ao terceiro dia ressuscitaria confirmando Sua vitória sobre o pecado e a morte (Mt 20:19). Todos esses sinais proféticos se cumpriram. A profecia não falhou. 

Além desses sinais, havia outro que, pelo menos humanamente, “corria mais riscos” de não se cumprir, pois tinha a ver com a vida de um idoso chamado Simeão. Ele “era justo e piedoso, e esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor” (Lc 2:25, 26). 

Simeão era um sinal vivo de que a promessa estava prestes a se cumprir. Se ele morresse antes da chegada do Messias, isso significaria duas coisas: ou a profecia era condicional ou Deus havia Se esquecido da promessa que fizera. No entanto, nenhuma dessas coisas aconteceu. A profecia, como sempre, se cumpriu no tempo certo. “Na plenitude do tempo” (Gl 4:4), Simeão viu, com os próprios olhos, o sinal da salvação de Deus e admitiu a possibilidade de então morrer em paz, porque a salvação já estava garantida. 

Sinais são importantes porque prenunciam a chegada do livramento. Não é à toa que Jesus alertou para a aparição de vários deles antes de Sua segunda vinda. Conforme Mateus 24 e Lucas 21:7-38, guerras, terremotos, fome, epidemias, ódio, vingança, falsos profetas e perseguições seriam alguns dos sinais que prenunciariam o fim do mundo e o tão aguardado resgate. 

Sinais apontaram a chegada do Messias, e novos sinais anunciam Sua segunda vinda. Você está preparado para ver Jesus voltar em sua geração? Os sinais dizem que Ele está próximo.