Segunda-feira
21 de outubro
Síndrome do lixo
Quem poderá dizer: “Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado?” Provérbios 20:9

Quem já viu a Terra lá de cima confirma: ela é azul e linda. A aproximação, porém, revela uma outra face de nosso querido planeta: lixo e sujeira. Em cima dele são despejados, diariamente, alguns bilhões de toneladas de detritos. Em nosso país, que produz um terço do lixo gerado nos Estados Unidos, uma pessoa que vive 70 anos é responsável por 25 toneladas de detritos. O lixo é um dos indicadores do “progresso” de uma sociedade. Quanto mais dinheiro, mais sujeira. De qualquer modo, o problema é mundial. Ele polui os rios e os mares, enfeia as cidades e é um poço de doenças. Dos lixões saem pelo menos 25 enfermidades, desde a poliomielite, até a leptospirose, dengue, hepatite, etc. Essas doenças voam nas asas de pernilongos, moscas e urubus, e caminham nos pés de ratos, baratas e porcos.

Além do lixo molhado, a natureza é bombardeada com um número indeterminado de materiais que são quase indestrutíveis. Uma latinha de alumínio leva 100 anos para virar pó, e um copo de vidro, 10 mil anos. Nem o espaço sideral escapa. Na faixa onde estão os satélites de telecomunicações e de meteorologia (a 36 mil quilômetros) há mais de 600 pedaços de ferro velho. Mas não é só isso. Calcula-se em mais de duas mil toneladas a quantidade de entulho viajando no espaço.

Manter a Terra limpa é um desafio. É uma tarefa impossível, porque acima de tudo seria necessário convencer todos a fazerem sua parte. Então poderíamos começar a pensar em resolver o problema.

Mas a afeição do ser humano ao lixo parece não ter fim. “Síndrome do lixo” é um novo tipo de neurose identificado na Alemanha, onde mais de mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença. Elas não conseguem jogar nada fora, e entulham a casa com latas, embalagens de papelão e vidros sujos. O problema está relacionado com uma disfunção cerebral – é claro!

A Bíblia fala muito da higiene da consciência. Mateus 5:8 tem uma bênção de Jesus para os limpos de coração, e no capítulo 23:25 a 27, há uma severa repreensão para os que se preocupam em limpar o exterior, mas deixam lixo acumulado no interior. Evite a “Síndrome do Lixo Espiritual”. Lixo são aquelas coisas que não levaremos para o Céu. Somos incapazes de realizar sozinhos essa limpeza, mas com a Palavra de Deus ela é possível.