Quinta-feira
23 de novembro
Sinergia
Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. João 17:23

Dois mais dois são quatro. Certo? Depende. Se esses quatro estiverem em uma relação de sinergia, o resultado da adição será maior que o esperado. Na sinergia, o todo é maior que a soma das partes. A palavra sinergia significa cooperação, ou seja, trabalho em conjunto.

No versículo de hoje, Jesus fala sobre isso. Nesse ponto de sua oração sacerdotal, o Senhor pede que os discípulos sejam unidos entre si. Em realidade, a sinergia de seus seguidores é derivada da união entre Ele e o Pai. Ou seja, sinergia gera sinergia, e isso potencializa os resultados. Como consequência da união na Trindade, de Jesus e seus discípulos e dos próprios discípulos entre si, o mundo saberá de fato que Deus, o Pai, ama a humanidade e que estabeleceu um plano para salvá-la.

Quando as pessoas se unem em um propósito, isso não significa que sua personalidade seja anulada. O que acontece, em realidade, é a composição de uma espécie de mosaico feito de várias cores e formas que, por conta do conjunto, resulta em um belo quadro. Nesse sentido, e explicando a natureza da Divindade, Ellen White diz: “A unidade que existe entre Cristo e seus discípulos não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um” (A Ciência do Bom Viver, p. 422).

De acordo com as características de cada um, Pai, Filho e Espírito Santo desempenham papéis diferentes e de igual importância no controle do universo. A união deles é um exemplo para nós. Compartilhando o mesmo objetivo, Eles unem forças. Por isso, seus resultados são incríveis. Essa unidade também impede que haja vaidade e disputa por posição.

É esse tipo de relacionamento que Jesus espera de seus discípulos. Por ter entendido bem esse conceito, o apóstolo Paulo explicou como a igreja funciona: “Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. […] Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas” (1 Coríntios 12:12, 14).

Una-se a Jesus hoje e permita que o Espírito Santo conecte você àqueles que desejam ser úteis para seu reino. O resultado dessa soma será incrível. No reino de Deus, 1 + 1 pode resultar em uma multidão de salvos.