Eram dez leprosos mutilados e unidos pela mesma dor. Segundo uma antiga descrição, a doença se espalhava gradualmente nas diferentes partes do corpo, o cabelo caía, as sobrancelhas desapareciam, as unhas amoleciam e caíam e, mais tarde, os dedos das mãos e dos pés apodreciam e caíam. As gengivas contraíam-se, e a boca ficava sem os dentes. Os olhos, o nariz, a língua, pouco a pouco sumiam também. Era uma cena difícil de se ver. No entanto, uma pessoa que estava passando por isso foi protagonista de uma das cenas mais lindas de gratidão registradas na Bíblia.
Os famosos dez leprosos descobriram que Jesus tinha poder para curar. Como ficaram sabendo? Em geral, doentes estão sempre em busca de cura. Alguns fazem promessas, experimentam remédios milagrosos; outros tomam qualquer coisa que um amigo diga que é bom. Talvez algum parente tenha falado a eles sobre os milagres de Jesus.
A lei dizia que eles não podiam se aproximar de alguém saudável a uma distância menor do que 100 metros. Mesmo assim, deveriam gritar ao longe: “Imundo, imundo!”, para abrir passagem. Um homem que sofresse de lepra tinha que morar longe da família, separado da companhia de todos. As consequências sociais da lepra eram tão severas quanto as físicas. A lei dizia: “Viverá separado, fora do acampamento” (Lv 13:46). Que quadro poderia ser mais triste do que esse?
Os dez leprosos constituíram o maior grupo que Jesus curou ao mesmo tempo. Eles pediram um ato de misericórdia e receberam mais do que esperavam. Porém, depois da cura, nove deles seguiram direto para casa, para aqueles que amavam. Esses foram cuidar da própria vida.
No entanto, um deles voltou para agradecer. Era um samaritano; portanto, o menos provável para expressar fé e gratidão. Ele se prostrou aos pés de Jesus em adoração e louvou a Deus “em alta voz”. Sobrou gratidão naquele homem.
Em termos espirituais, o que Deus fez pelo leproso, fez por todos nós. Ele nos curou. Qual deve ser nossa resposta? Um coração transbordante de gratidão é tudo o que Ele espera. Volte-se para Jesus hoje e agradeça por tudo o que Ele é, fez, faz e fará por nós.