De onde vem o azul do topázio, o rosa da turmalina e o verde da esmeralda? A resposta é puramente física: de uma modificação no conjunto de átomos da pedra, provocada por radiação natural à base de urânio, tório, potássio e outros elementos químicos. A radiação natural age sobre as pedras, sendo que o tipo de impureza que há dentro delas é que determina a tonalidade. A cor rosa da turmalina, por exemplo, deve-se à impureza do manganês que ao ser submetida aos raios gama procedentes do cobalto-60, tem a sua estrutura atômica alterada.
Efeito semelhante também pode ser conseguido em laboratórios especializados do mundo todo, onde pedras opacas e sem brilho são transformadas em gemas preciosas. Não se trata de pedras comuns, mas de águas-marinhas, ametistas, turmalinas e topázios cujo aspecto é triste e sem vida. Para cada tipo de pedra existe um tratamento diferente. A transformação acontece por meio de fontes de radiação artificial, como aceleradores de elétrons, raios gama de fonte de cobalto-60 ou nêutrons de um reator nuclear.
Os feixes de raios luminosos transformam pedras vulgares em gemas coloridas, acentuando a cor nas que têm baixa intensidade ou gerando cor nas que são pobres demais. Depois, elas passam a valer pequenas fortunas.
Quer seja sob radiação natural ou artificial, o resultado é o mesmo: faiscantes pedras preciosas, cujo brilho e cor encantam os olhos.
Mais encantador, porém, é saber que o amor de Deus traz cor e brilho à nossa vida. E não importa que tipo de pessoa sejamos.
Já vi um alcoólatra se tornar um bom pai; um jovem viciado em drogas se tornar missionário e pessoas tristes com a vida receberem a alegria de volta.
Deus age de modo diferente em relação a cada filho, pois Ele conhece um a um. Sabe de nossas manias e entende nossas fraquezas. Não nos empurra como gado no pasto. Se algum dia você se sentir como uma pedra sem valor, um seixo rolado nas águas dos rios deste mundo, peça a Jesus para focalizar sobre você a luz do amor de Deus. E lembre-se: você e eu somos muito especiais para Ele, muito mais do que turmalinas, esmeraldas, ágatas ou topázios.