Sodoma e Gomorra representam o que há de pior na humanidade. Essas cidades chegaram a índices tão elevados de pecado que Deus teve de destruí-las.
Logo nas primeiras referências a elas, a Bíblia as descreve como um lugar “onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o Senhor” (Gênesis 13:13). A lista de crimes de Sodoma e Gomorra é longa. Segundo fontes judaicas antigas, os habitantes dali eram gananciosos e mesquinhos. Além disso, não exerciam a hospitalidade, que era um valor sagrado para os antigos orientais. Acredita-se que lá, inclusive, havia uma tal “cama de Sodoma”, na qual os forasteiros eram obrigados a deitar. Se fossem maiores que a cama, eram cortados; se menores, esticados. Crueldade!
Por meio do profeta Ezequiel, Deus fala dos pecados que causaram a destruição dessas cidades: “Sodoma e as suas filhas eram orgulhosas porque tinham muita comida e viviam no conforto, sem fazer nada; porém não cuidaram dos pobres e dos necessitados. Elas foram orgulhosas e teimosas e fizeram as coisas que Eu detesto; por isso, Eu as destruí, como você sabe muito bem” (Ezequiel 16:49, 50).
Além disso, os piores tipos de imoralidade sexual proliferavam nas cidades. O que os habitantes de Sodoma e Gomorra queriam fazer com os anjos que foram visitar Ló é absolutamente repugnante (Gênesis 19:1-11). Não houve jeito. Deus fez descer fogo e enxofre do céu sobre as cidades, porque seus habitantes desprezaram completamente a oferta de salvação.
Levando tudo isso em conta, chama a atenção, no versículo de hoje, o fato de Jesus dizer que Deus será mais firme com quem rejeitar a mensagem de salvação do que foi com os moradores de Sodoma e Gomorra. Para Cristo, não dar ouvidos ao evangelho é ser pior que os sodomitas.
O mundo atual é muito parecido com Sodoma e Gomorra tanto na maldade quando na imoralidade. Além disso, a cada dia, as pessoas parecem ficar com o coração mais duro em relação a Jesus, e muitos, inclusive, assumem a postura de chacota em relação à Palavra de Deus.
Quem rejeitar a mensagem da salvação se perderá como o povo de Sodoma e Gomorra. Porém, sobre quem abrir o coração para o Senhor, vai descer do céu um dilúvio de graça e amor. Ouça hoje o convite de Jesus e escape da condenação do mundo.