Quinta-feira
01 de março
Solas partidas – parte 1
Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. Isaías 1:6, ARA

Tenho um par de sapatos que uso há anos. Eles já me levaram a praias arenosas, a caminhadas por montanhas escarpadas, a passeios por ruas de pedra e por todo lugar que você possa imaginar, incluindo várias viagens ao exterior, a lugares como Romênia, Noruega e Austrália. Eles já se molharam quando pisei na água, ficaram achatados quando os acomodei em malas apertadas, já estiveram cobertos de pó, barro e até de pingos de tinta. Eles são confortáveis, cômodos, ficaram rachados e agora, simplesmente, quebrados. As solas se partiram ao meio e, quando caminho, sinto o concreto, as pedras ou a terra tocando meus pés. Mesmo assim, ainda os calço, embora estejam praticamente caindo dos meus pés! Por que eu faria tal coisa? Porque eles são confortáveis – e porque o fabricante não os produz mais. A sola, porém, já não está íntegra.

Isso me faz pensar no verso encontrado em Isaías 1:6: “Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.” Não é um quadro muito bonito, certo? Contudo, prova que, às vezes, não são apenas as solas de um calçado que se partem. É a nossa alma que fica esmagada, partida e desgastada. Há ocasiões em que somos feridas e machucadas por pessoas que nos rodeiam e por circunstâncias ou eventos da vida que criam uma dor inimaginável – e muitas vezes insuportável. Por onde tem viajado a sua alma? Ela tem sido esmagada, coberta de lama e maltratada pelo caminho acidentado que você percorre? O que tem a sua alma enfrentado ou suportado para chegar a esse ponto de rompimento?

É nessas ocasiões de dor que deixamos de nos sentir inteiras. Por vezes, nossa fé se desintegra como as solas dos meus sapatos. Entretanto, é exatamente nessas ocasiões que Deus está mais perto de nós e nos auxiliará, se tão somente permitirmos que o faça. Como Pedro se expressou: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7).

Não há esperança para a sola partida do meu sapato, mas esperança para você. Você permitirá que Deus conserte sua alma hoje?

Samantha Nelson