Terça-feira
10 de dezembro
Sono de bicho
De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Mateus 8:24

A sobrevivência na selva expõe pequenos e grandes animais a muitos perigos, e um segundo de desatenção pode ser o passaporte para o estômago de outro bicho. Como será que eles fazem então, para dormir com tranquilidade? O sono dos bichos depende do tipo de vida do animal. O leão, por exemplo, é um grande dorminhoco, mas a girafa dorme no máximo duas horas por noite, com o pescoção encostado em uma árvore, em pé. Os elefantes dormem em pé ou deitados, e já foram vistos pegando capim para fazer travesseiros e recostar a cabeça.

As grandes aves voam para o alto das árvores ou das montanhas. As tartarugas marinhas se abrigam na areia do fundo do mar, e os morcegos em cavernas, cantinhos escuros de telhados e torres, ou moitas de bananeiras. Os lagartos procuram pedras ou algum tipo de vegetação onde possam se esconder. Ninguém sabe se as aranhas dormem. Elas passam horas paradas no meio da teia. Estão com fome ou com sono?

As formigas, apesar da fama de ativas, passam boa parte do tempo descansando, imóveis. Não se sabe também se estão dormindo. E os peixes? Eles não têm pálpebras, portanto, não fecham os olhos. Quando não estão ativos, só as nadadeiras laterais continuam abanando. Esse movimento é necessário para manter o equilíbrio vertical e a respiração. Peixe não dorme, entra em período de não atividade, dizem os biólogos.

Os golfinhos são mamíferos e precisam subir regularmente à superfície para respirar. Se parassem para dormir, morreriam afogados. Mas Deus resolveu o problema deles: quando os golfinhos dormem, o fazem com apenas um lado do cérebro, alternando. Mesmo dormindo eles sobem à superfície para respirar.

Jesus também dormia. Tinha um sono tão tranquilo que conseguia dormir em meio a uma tempestade, em um barquinho frágil e inseguro. Apesar de Ele ser o Filho de Deus, mesmo assim os discípulos ficaram desesperados. Jesus acordou, repreendeu-os por sua falta de fé e fez cessar a tempestade. Onde Jesus está, aí é o lugar mais seguro do mundo. Mesmo que a tempestade seja muito forte e o barco seja muito fraco. Mesmo que Ele pareça estar dormindo. É Jesus. Entre no barco com Ele. Vocês chegarão juntos ao Porto.